Desde que a Amanda nasceu, já li diversos livros sobre bebês/crianças, e resolvi comentar um pouco sobre cada um aqui hoje:
– A vida do bebê no útero (Peter Nathanielsz)
Não lembro muito bem dele e não dá pra relembrar agora porque ele está emprestado, mas lendo o resumo sobre ele na Saraiva, lembro vagamente que não gostei muito, pq ele não fala de coisas tão práticas. Acho que ele se baseia muito em estudos sobre nutrição e doenças que a mãe tem e pode passar pro filho e para as próximas gerações se não se cuidar.
Bem, alguma coisa boa a gente sempre tira, mas acho que não vale a pena comprá-lo.
– Conversando sobre bebês: do nascimento aos 3 anos (Brigitte Thévenot e Aldo Naouri)
Não gostei muito da linguagem utilizada nele. Não é um livro que prende sua atenção e que faz você querer ler todinho de uma vez.
– Criando bebês (Dr. Howard Chilton)
– Criando meninas (Gisela Preuschoff)
Apesar de não serem do mesmo autor, os 2 livros acima seguem um mesmo padrão. Adorei os dois! Eles são do tipo que prendem sua atenção. A
diagramação deles é bem legal, com quadros que ressaltam alguma coisa, dicas listadas em tópicos etc.
– Sinais – A linguagem do bebê (Linda Acredolo e Susan Goodwyn)
Adorei esse livro! Ele mostra como ensinarmos nossos bebês a se expressarem através de sinais antes de aprenderem a falar. Mostra várias fotos de
crianças fazendo alguns dos sinais que elas ensinam, além de contar tantas outras histórias. No fim do livro há ilustrações de todos os sinais que
podemos ensinar aos nossos bebês. Vale a pena!
– Nana Nenê (Sylvia de Béjar e Eduard Estivill)
Odiei esse método! Sou totalmente contra deixar o bebê no berço chorando, se esgoelando até dormir de cansaço. E é basicamente isso que esse livro ensina.
– Soluções para noites sem choro (Elizabeth Pantley)
Esse é o oposto do Nana Nenê. Não cheguei a seguir o método à risca, preenchendo as planilhas, mas adorei ler o livro e aplicar algumas das técnicas que ele ensina. Com o próximo filho, vou ler o livro novamente quando ainda estiver grávida, pra relembrar e tentar aplicar o método desde o início.
– Filhos autônomos, filhos felizes (Cris Poli)
Esse livro é da Cris Poli, a Supernanny do Brasil. Achei bastante interessante! É um livro de fácil leitura, e como eu adoro o programa e as técnicas dela, adorei o livro também. Ela dá várias dicas que também dá no programa da televisão.
– Limites sem trauma (Tania Zagury)
Acabei de ler esse livro na semana passada, e achei muito interessante. A autora é a Tania Zagury, que já escreveu vários outros livros sobre educação
para crianças. Esse livro ensina os pais a impor limites aos filhos sem a necessidade de ficar gritando com eles ou batendo, com muitas dicas legais, que dá pra seguirmos numa boa se tivermos disciplina e muita vontade de educar bem nossos filhos! Mais pro fim do livro, a autora escreve um capítulo para cada faixa de idade, dando dicas de como agir em cada uma delas.
– Pais brilhantes, professores fascinantes (Augusto Cury)
Esse é o livro que estou lendo atualmente. No início dele, achei o autor pretensioso demais, mas ao longo do livro fui gostando do que ele expõe, e acho que está valendo muito a pena!
– Como falar para seu filho ouvir e como ouvir para seu filho falar (Adele Faber e Elaine Mazlish)
Esse foi o melhor livro que já li até agora! Achei MUITO legal! São 2 autoras, cada uma mãe de 3 filhos, se não me engano, que ensinam técnicas muito interessantes e fáceis de seguirmos. E se conseguirmos segui-las, certamente formaremos filhos que saberão dialogar sempre, lutar pelo que querem com justiça e sem ficar fazendo pirraça. Já fiz um post aqui falando mais detalhes sobre esse livro assim que acabei de lê-lo.
Recomendo a todos! Porém, a maioria das técnicas só podem ser aplicadas com crianças que já entendem o que estamos falando, e algumas delas só com crianças que também já sabem falar de tudo.
Ah! Outra coisa bastante interessante nesse livro é que ele traz várias ilustrações em quadrinhos, mostrando como devemos e como NÃO devemos fazer com nossos filhos.
E vocês, recomendam algum outro livro sobre educação de filhos?
P.S.: Paty, pode deixar que no próximo post colocarei uma foto da Amanda com a Manuela! Elas também formam uma dupla do barulho, e merecem um post juntas! 🙂
6 comentários