Após reflexões sobre coisas que fizemos este ano e deram certo ou errado, resolvemos criar um guia para quem quiser fazer um 2009 muito melhor.
Colocamos como “não pessoal” pois a maioria não são recomendações criadas por nós, e sim que ouvimos, achamos interessantes e seguimos. Escrevi muita coisa, mas tentei resumir em apenas 10 itens para ocupar menos espaço na parede de quem quiser imprimir e pendurar. 🙂
1. Nenhum sucesso no mundo compensa o fracasso no lar.
Foi adotado como nosso lema não lembramos exatamente quando, mas foi antes de ficarmos noivos e vimos escrito atrás de um carro. Era perfeito para balisar nossos sonhos, e hoje estamos numa fase em que vemos o resultado positivo por seguí-la há mais de 6 anos e quanto vale a pena continuarmos nos esforçando para mais resultados positivos no futuro.
Com a ajuda de uma comentarista do blog, aprendemos que ela foi cunhada por David O. McKay em 1924, um defensor da família. Pesquisando um pouco mais, descobrimos que uma tradução mais próxima do inglês seria Nenhum sucesso pode compensar o fracasso no lar.
Adotamos esta frase porque acreditamos que se todos cuidarem muito bem de sua própria família, com atenção, dedicação, educação e respeito, estarão construindo uma sociedade com menos pessoas desamparadas e egoístas. Esse é o modo pelo qual acreditamos ser possível mudar o mundo para melhor.
2. Beba muita água!!!! Faça exercícios ou, pelo menos, caminhe mais. Use filtro solar.
Pode ser um clichê, mas essas recomendações nunca ficarão batidas: cuide primeiro de si mesmo, da morada de seu espírito, do seu maior “ganha-pão”. Seu corpo já é frágil o suficiente, passível de inúmeras e incontáveis enfermidades. E ajudá-lo contra elas é bem simples. Ele é a base de tudo que você queira conquistar.
3. Busque o equilíbrio em sua vida. Evite exageros, de qualquer espécie, em qualquer aspecto, para qualquer coisa.
A maioria dos problemas se dá por excessos que as pessoas cometem. Seja bebida, no lazer, no jogo, no risco, nas compras, no trabalho, na religião, na comida, no esporte etc. Nunca esqueça que corpo e mente saudáveis, pessoas de bem e que enfrentam melhor os problemas são aquelas que sempre estão em busca do equilíbrio, em andar nos eixos.
4. Mentira é sempre mau negócio.
Vimos muitas situações em que a opção pela mentira, pelo jeitinho, prejudicam mais do que facilitam. Pensamos que é um investimento com lucro no curto prazo e um enorme prejuízo a longo prazo.
5. Apaixone-se incondicionalmente por alguém, ou por algo.
Sem objetivo, sem foco, sem a vontade de fazer algo para alguém, nem que seja para você mesmo, a conquista perde sentido e ela não será conquistada. Planos e metas, mesmo que se alterem com o decorrer do tempo, devem sempre existir e serem seguidos. Quando você sonha as coisas boas que virão após a conquista, o sorriso, o orgulho e a felicidade que as pessoas que você ama estamparão, você saberá que seu esforço valerá a pena.
6. Não espere estar 100% preparado para agir. Você nunca estará quando o momento chegar.
A gente sempre tem a sensação que poderia fazer mais, melhor, mas nunca dá tempo. Mas esta é uma sensação contínua que se auto-alimenta, e mesmo que tivesse mais tempo, continuaria achando que está incompleto ao chegar a véspera novamente. É muito difícil saber o melhor momento, mas uma coisa é certa: dificilmente é o agora e raramente é o depois. 🙂 Como eu já afirmei antes, é difícil mesmo saber quando poderia ser o melhor momento.
7. Respeitarei sua crença se você respeitar minha descrença.
Todos devem ter opiniões próprias, ter seus próprios conceitos (seja religião, política, futebol, ciência, ética etc) e dar ouvidos apenas ao que desejar, mesmo sem compromisso. Ninguém é obrigado a concordar ou acreditar no que lhe mostram, mas, por incrível que pareça, essa via raramente é de mão dupla.
8. Autoridade não se ganha com autoritarismo: as pessoas a atribuem a você.
Os melhores líderes que conhecemos não eram apenas rígidos, ríspidos ou punitivos: eram um exemplo à equipe, aquele que traz resultados positivos em qualquer aspecto. O primeiro a chegar e o último a sair, tinha muito boa comunicação, bem informado, se preocupava com o sentimento e o bem estar dos outros, tentava ser justo, cobrava aquilo que deveria ser cumprido e quando podia, exercia algum bom humor. Autoridade não é uma aquisição e sim algo que os outros atribuem a você por respeito, confiança e admiração.
9. Ouça duas vezes mais do que você fala.
É para isso que temos 2 ouvidos e 1 boca. O aprendizado é lento e o seu processamento para um bom resultado deve ser medido, avaliado e, principalmente, refletido. Previne-se de muitos problemas se falar somente o necessário.
10. O caminho para felicidade é bastante cansativo, não é fácil.
Exige muita sinceridade e compreensão, paciência e atenção. Criatividade também é um forte aliado. Um dia a dia na maioria do tempo feliz exige esforço e muito trabalho. A felicidade não é algo de geração espontânea. Todos têm problemas, a diferença é como se lida com eles.
Acreditem e realizem SEUS próprios sonhos. O sonho não se realiza, a felicidade não vem sem esforço, sem perseverança, sem crença, sem dedicação. E para isso que desejamos a todos muita saúde e paz em 2009.
Carlos Marcelo, Mônica Japiassú, Amanda e Letícia – Família JBS²
5 comentários