E o desfralde começou!
Começamos o desfralde da Amanda no domingo passado.
Assim que ela acordou, dissemos que tínhamos uma novidade, e então demos a mini-privadinha que compramos (a propósito, muito legal, pois tem o formato de uma privada, e depois poderemos utilizar a tábua dela como redutor de tábua de privada de adultos, e sua base como degrau para a privada maior), e demos várias calcinhas bonitinhas também.
Explicamos que a partir de agora ela não vai mais usar fraldas, mas sim calcinhas, e quando sentir vontade de fazer xixi ou cocô, avisar à mamãe ou ao papai, pra fazer na privadinha. Então, falamos pra ela escolher uma calcinha pra usar, e depois que ela escolheu, tiramos a fralda e colocamos a calcinha.
Tivemos a impressão de que ela não deu muita bola pro nosso papo não, mas pelo menos ela não resistiu a tirar a fralda. 🙂
Algum tempo depois de dar suco pra ela, perguntei se ela queria fazer xixi, e ela disse que não. Passado mais algum tempo falei pra ela sentar na privadinha, e ela sentou sem resistir, mas ficou lá um tempo, fiquei contando historinha pra ela se distrair, mas nada saiu. Então, ela voltou a brincar, e o primeiro xixi escorreu pelas pernas e alagou o chão.
Acho que ela ficou assustada, pois chorou, mas expliquei a ela que não tinha problema algum, falei que da próxima vez ela ia conseguir fazer na privadinha e lavei-a.
Pra não me estender muito, vamos ao placar do 1º dia: 5 x 0 (4 xixis e um cocô na calcinha, e nenhum na privadinha). Bom, pelo menos todos eles foram no chão, e não no sofá! 🙂
Segunda-feira a Amanda ficou em casa, para podermos “treiná-la” por 2 dias antes de levá-la pra creche nessa nova situação. De manhã ela fez 3 xixis e 1 cocô no chão, mas teve um progresso: em 2 momentos ela falou que queria fazer xixi, mas sentou na privadinha e não saiu nada. Acho que nesses momentos ela começou a perceber como é a sensação de estar com a bexiga cheia, e que algo diferente acontece no corpinho dela.
Segunda à tarde ela dormiu sem fralda, e nada escapou enquanto ela dormia. Após acordar, perguntamos algumas vezes se ela queria fazer xixi e ela não quis. Neste dia ficamos impressionados, pois ela ficou mais de 6 horas sem fazer! E quando sentiu vontade… avisou e fez na privadinha!!! 😀
Fizemos uma festa! Batemos palmas e até cantamos parabéns. A Amanda ficou toda feliz! Depois, fui com ela até o banheiro pra levar o xixi pra “casinha” dele e dar tchau.
Ainda na segunda-feira à noite, ela avisou e fez xixi na privadinha mais uma vez!
Placar do 2º dia: 4 x 2.
Terça-feira ela foi pra creche. As tias não me falaram quantas vezes ela fez na calcinha e quantas vezes fez no penico (até entendo elas não contarem isso, pois imagino que seja difícil controlar o “placar” de cada criança lá), mas disseram que ela não quis sentar no penico, então levaram-na na privadinha do banheiro, e ela fez xixi direitinho, mas também escapou na calcinha enquanto ela esteve lá. E o cocô também foi na calcinha.
Depois que voltou pra casa, escapou um xixi na calcinha, e mais tarde, quando ela já estava de fralda pra dormir, ela avisou que queria fazer xixi, tiramos a fralda e ela fez direitinho na privadinha! Fiquei muito feliz, pois ela podia ter relaxado por estar com a fralda, mas avisou mesmo assim!
Placar do 3º dia: 1 x 1. (só em casa)
Na quarta e na quinta, ela só fez xixi em casa uma vez após voltar da creche, e nos 2 dias ela avisou e fez na privadinha. E nesses 2 dias, só veio da creche uma calcinha molhada, o que me leva a crer que ela só deixou escapar 1 vez.
Placar do 4º e 5º dia: 0 x 1. (só em casa)
Enfim, acho que o desfralde está indo de vento em popa, e a Amanda está se saindo muito bem! Inclusive hoje fomos à pediatra com ela, e ela não fez xixi até chegarmos em casa. Sinal de que está conseguindo se segurar bem!
7 comentários