Dobrinhas assimétricas
Ainda na maternidade, a pediatra da Amandinha nos deu um papel com todas as recomendações necessárias para os cuidados com nossa bebezinha, dentre elas levá-la ao oftalmologista, para prevenção de catarata congênita e ao ortopedista, para verificar se estava tudo normal com o quadril dela.
Eu já tinha lido no livro Criando bebês que é necessário verificar o quadril do bebê logo, pra ver se ele vai sustentar o peso do corpinho dele quando começar a andar.
Nós só conseguimos marcar uma consulta com a ortopedista pra uma data depois da 1ª consulta com a pediatra. Nesta consulta, a pediatra juntou as perninhas da Amanda e verificou que tanto na frente quanto atrás, as dobrinhas delas eram assimétricas, ou seja, as dobrinhas da perna direita não estavam iguaizinhas às da perna esquerda.
Ela disse que, como a Amanda já estava com quase 1 mês, era provável que a ortopedista pediria um raio x do quadril.
Dito e feito! A ortopedista verificou a mesma coisa que a pediatra (e ainda falou que a dra. Glória é muito boa, porque não é qualquer pediatra que verifica isso) e pediu mesmo o raio x. A Amandinha não gostou muito não, pois o médico ficou segurando as pernas dela pra bater o raio x direito. 🙂
Com a radiografia em mãos, a ortopedista falou que havia uma diferença entre a junção das pernas com o quadril. Ela mediu o ângulo que cada junção tinha e viu que uma delas estava com mais graus do que deveria.
O tratamento que ela passou foi bem curioso: colocar 2 fraldas na Amandinha durante 1 mês. 🙂 Isso faz com que ela fique com as pernas mais abertas que o normal o tempo todo e pode resolver o probleminha dela.
Ela dise que, se isso não for tratado logo, quando o bebê começa a andar, pode acontecer de deslocar a perna do quadril, e aí o bebê tem que operar, tadinho! Então, mamães que não levaram os bebês ao ortopedista, perguntem aos pediatras se não é necessário!
Na semana que vem vamos tirar outro raio x do quadril da Amanda e levar na ortopedista. Juntando as perninhas dela, já parece que as dobrinhas estão quase iguaizinhas. Vamos torcer pra só esse tratamento dar certo! 🙂
11 comentários