Disney World >> Visto americano – Parte 1
Antes mesmo de termos os passaportes das meninas, paguei a taxa de informações e agendamento no site da Embaixada dos EUA e comecei a me informar sobre os procedimentos necessários para receber nosso visto americano.
Cheguei a pedir orçamento de uma empresa especializada em resolver essa parte burocrática de passaporte e visto, mas achei o valor muito alto (cerca de 500 reais por pessoa, por eu ter dito que tinha pressa), então resolvi que eu mesma faria tudo. Mais um dindim para gastar lá, né? 😉
Fiquei umas 3 semanas acessando regularmente a página de agendamento do visto, para ter uma ideia de quando eles liberam vagas novas, e percebi que isso sempre acontece nos fins de semana.
Uma semana antes de buscar os passaportes das meninas, só havia vaga para a entrevista do visto no meio de fevereiro. Depois de buscá-los, verifiquei a página de agendamento no sábado à tarde, e a situação era a mesma. No próprio sábado, à noite (por volta de 22h), apareceram vagas para o mês de dezembro quase todo (mas todas às 7h da manhã).
Não perdi tempo e agendei logo para o dia mais adequado para nós, mesmo sabendo que teríamos que madrugar naquele dia, já que eles recomendam que se chegue lá meia hora antes do horário marcado (ou seja, às seis e meia da manhã).
Bom, pelo menos eles não exigem a presença de crianças com menos de 14 anos, então a Amanda e a Letícia não precisariam ir conosco.
No mesmo dia em que consegui fazer o agendamento, preenchi o formulário DS-160, necessário para a entrevista do visto. É um formulário chatíssimo de preencher e deve ser feito para cada pessoa, inclusive as crianças. O primeiro preenchimento é o mais chato de todos, já que temos que ler tudo com a maior atenção, mas os outros são repetições, então dá pra fazer mais rapidamente.
Enquanto estamos preenchendo o formulário, é importante ir salvando de vez em quando, já que ele é todo preenchido on-line. Então, se sua conexão com a internet cair e você não tiver salvado o que já preencheu, babau, vai ter que fazer tudo de novo.
Algo que eu fiz e me ajudou muito foi escrever várias informações sobre cada um de nós em um editor de texto previamente (nome completo, número do passaporte e sua validade, data de nascimento, endereço etc). Assim, eu só ia copiando do editor de texto e colando no formulário on-line. Conforme eu fui vendo outras informações que o formulário ia pedindo, já ia completando os dados das outras pessoas no editor de texto.
Levei 6 horas preenchendo 5 formulários. Foi cansativo, mas o saldo foi positivo, afinal economizamos uma boa grana. 🙂
No próximo post da série, farei um resumo com os principais pontos necessários para a solicitação de visto americano.
2 comentários