Dicas sobre banho e higiene
Primeiramente, vou falar sobre o que utilizamos mais e é bom fazer um estoque grande em casa: fraldas, pomada para assadura e algodão.
Nos chás de bebê da Amandinha, pedimos só fraldas Pampers, e gostamos muito delas. Logo que ela nasceu, a Pampers P ficava larga nela, então o Celinho comprou um pacote de Turma da Mônica P, que ficou mais justa nela, e também adoramos! Pra usar durante o dia, até gostei mais da Turma da Mônica.
Existem fraldas noturnas, próprias pro bebê ficar com elas por até 12 horas. Nesse quesito, gostei mais da Pampers. Mas na semana retrasada fez frio por uns 3 dias seguidos e a Amanda acordou com a roupa e o berço molhados, por ter feito muito xixi durante a noite, mesmo com a fralda noturna!
Com relação a pomadas, ganhamos várias Hipoglós, que é a campeã de bilheteria. 🙂 Ganhamos também uma da Johnson’s, que é boa porque não é gordurosa como a Hipoglós, aí dá pra limparmos nosso dedo mais facilmente, porém tenho a impressão de que ela sai mais facilmente também da pele do bebê.
O ideal é não economizar e passar bastante pomada a cada troca de fraldas, pro bebê não ficar assadinho.
Nós utilizamos muuuito algodão para limpar a Amandinha a cada troca de fraldas, além de termos usado quando ela era recém-nascida para passar óleo na cabecinha e nas orelhinhas, que ficam descascando, e para passar álcool no umbigo, até 1 semana depois de cair.
A melhor marca, na minha opinião, é o Apolo em bolinhas. E como a bolinha inteira é muito grande, a gente abre cada uma e parte em duas.
Só usamos lenços umedecidos quando saímos com a Amandinha, e usamos pelo menos 4 a cada troca de fraldas, então o pote acaba rápido. É bom ter vários pacotes estocados. E basta comprar um pote. Depois, é só comprar os pacotes de refil.
Não usamos muito os cotonetes. Usamos mais logo depois que a Amanda colocou brincos, porque tínhamos que passar álcool durante alguns dias nos furos. Atualmente, só uso quando vejo que tem cera no ouvido dela, o que não é muito comum, ou quando limpo os brinquinhos.
Sabonete é algo que dura bastante! Estou no terceiro sabonete desde que ela nasceu, mesmo assim porque abri um Dove Bebê antes do segundo sabonete, que era de glicerina, acabar. O Dove é muito mais cheiroso! Só que ele fica todo molenga depois de usarmos muitas vezes.
Às vezes usamos um sabonete líquido que faz espuma ao ser misturado na água da banheira. É o Johnson’s Baby de lavanda e camomila. É super cheiroso! Dá até vontade de usar em mim! Heheheheh! Na embalagem diz que ele acalma o bebê e é pra ser usado antes de dormir. Não sei se é verdade, porque a Amanda é calma por natureza e tem dormido sempre na mesma hora, usando ou não este sabonete. 🙂
Achamos o termômetro pra água algo meio inútil. Eu pedi um daqueles em forma de tartaruga, que é pouco prático, pois temos que enchê-lo de água e esperar ele dar a temperatura, o que demora um pouquinho. Não sei se todos são assim. Mas a melhor maneira de ver se a temperatura da água está boa mesmo é a nossa mão! 🙂
É bom ter uns 3 ou 4 trocadores de fralda. Nós usamos um em cima da cômoda, pra trocar a fralda da Amanda em casa, e também levamos um na bolsa sempre que saímos com ela. Mas como às vezes ela faz xixi logo que a gente tira a fralda, sempre tem que ter um limpinho guardado.
A Amanda tem 3 toalhas com capuz, e acho que é suficiente. Atualmente, uso a mesma toalha umas 3 ou 4 vezes e coloco pra lavar. A propósito, é bom dizer que temos que secar muito bem todas as dobrinhas do bebê, pra que ele não fique assado.
Paninhos de boca – tenham MUITOS em casa! Levem pra todo lugar que o bebê for! Bebê golfa em qualquer lugar, a qualquer hora, e às vezes dá super-golfadas, aí lá se vão pelo menos 2 paninhos de boca de uma vez mais um banho no bebê e outro na mamãe! 🙂
Minha mãe comprou tecido de fralda a metro e fez vários paninhos de boca e babadores com ele. É o tecido mais fácil de lavar. É só dar uma esfregada embaixo d’água, que a golfada ou a comida sai logo logo. Mas é claro que depois tem que ser lavado direitinho, com sabão de côco líquido.
Por falar em sabão de côco líquido, ainda lavo (ou melhor, a faxineira lava) as roupas da Amanda deixando-as de molho num balde com água e sabão de côco líquido. Só coloco na máquina de lavar as coisas mais resistentes, como toalhas, babadores de ombro (que são feitas pela minha mãe com um tecido atoalhado), lençóis e fronhas.
Nossa, o post ficou enorme! E ainda deve ter coisa que esqueci de falar, mas vou ficando por aqui. Se quiserem saber mais alguma coisa sobre esse tópico, é só perguntar!
18 comentários