Aproveitamos o feriado do dia do trabalho para trabalhar para nós mesmos: fizemos o planejamento das próximas metas que queremos executar este ano.
Até agora, estávamos com foco total em uma meta profissional (e até pessoal também) do Marcelo, que foi uma apresentação que ele precisou fazer em inglês. Foi necessário muito estudo, ensaio e dedicação – e deu tudo certo! Em outro post falamos sobre isso com mais detalhes. 🙂
O que fizemos hoje foi definir quais são as nossas próximas metas e priorizá-las, identificando as tarefas necessárias para dar início àquelas que consideramos as mais importantes.
Começamos conversando sobre as lições que tiramos do período de dedicação à meta da apresentação do Marcelo – e tivemos vários aprendizados com essa experiência.
Depois debatemos sobre o que é necessário para conseguirmos mais disponibilidade para executar as próximas metas e o que queremos para a nossa vida.
Em seguida, identificamos quais serão nossas metas, priorizando-as e listando algumas tarefas necessárias para executar as metas que já serão iniciadas. Primeiro fizemos isso no caderno, no mesmo formato das imagens acima, e depois registramos tudo em uma planilha, no computador, que utilizaremos para ir adicionando as próximas tarefas que formos identificando para cada uma das metas.
Criamos 3 abas no documento:
1) Backlog: serve para unir todas as metas ou tarefas que imaginarmos que devem ser feitas, mas não foram priorizadas para este ano. A intenção é não nos esquecermos delas quando fizermos nosso próximo planejamento anual. Pode até ser que alguma delas se torne importante no meio do caminho e substitua alguma que foi priorizada hoje.
2) Selecionadas: incluímos aqui as metas que selecionamos para este ano, uma por coluna da planilha. Embaixo de cada meta, listamos as tarefas necessárias para alcançá-la.
3) Prontas: conforme formos finalizando cada tarefa, ela será movida para essa aba do documento. No decorrer do tempo, vai ser muito gratificante ver essa aba se enchendo de coisas executadas! 🙂
Por fim, criamos um quadro para termos uma visão bem fácil de nossas tarefas em execução, baseando-nos no modelo Kanban. Antes de iniciar alguma tarefa, vamos escrevê-la em um post it e colar na coluna “Executando”. Caso aconteça algum imprevisto que nos faça suspendê-la, ela vai para a coluna “Pausado”. E quando finalizarmos a tarefa, seu papelzinho vai para a coluna “Prontos” – que vamos esvaziar de tempos em tempos.
Foi um dia do trabalho superprodutivo! 😀
16 comentários