Desmame da Amandinha
Desde que fiquei grávida, tinha em mente que gostaria de amamentar meu bebê até 1 ano, e depois decidiria se continuaria ou não.
Quando a Amanda estava com 11 meses, eu já tinha decidido que ia adiar essa decisão para quando ela estivesse com 1 ano e meio, porque amamentar tem inúmeras vantagens:
1) O leite materno é saudável pro bebê.
2) O leite materno passa anticorpos pro bebê.
3) Ter seu bebê aconchegadinho em você não tem preço!
4) O peito é um santo remédio sempre. Quando a Amanda está reclamando ou chorando sem razão (ao menos, aparentemente), é só colocá-la no peito que o humor dela melhora rapidinho! Parece que ela fica com a bateria recarregada depois de uma mamada! 🙂
5) Quando a Amanda se recusa a comer alguma coisa durante o dia (nos fins de semana), o “mamá” serve pra ela pelo menos não ficar com a barriga vazia.
6) Quando a Amanda está com sono, à noite (e às vezes durante o dia também), é só colocá-la no peito que ela dorme rapidinho.
7) É lindo e dá uma satisfação enorme ver a Amanda abrindo um sorrisão e batendo palminhas, feliz da vida, quando eu abro o sutiã.
E certamente há outras vantagens de que não me recordo agora.
Porém, há mais ou menos 1 mês e meio encontrei uma desvantagem que me fez pensar muito sobre quando deveria desmamar a Amanda: em 90% das vezes que ela me via, ficava puxando a minha blusa pra mamar. Isso estava me deixando insatisfeita, principalmente nos fins de semana, que eu queria aproveitar pra brincar com ela, ensinar novas gracinhas, e ela só queria mamar o tempo todo.
Então, resolvemos começar a tentar dar mamadeira pra ela de manhã (lembrando que nos dias úteis, eu a amamentava de manhã, antes de ir trabalhar, e à noite, antes dela dormir – bem, às vezes logo que chegava do trabalho também, quando ela grudava em mim, puxando minha blusa).
Como ela já estava aceitando tomar mamadeira de suco e água durante o dia numa boa, não foi difícil para ela aceitar tomar mamadeira com leite de manhã. No início, fiquei alternando entre mamadeira e peito. Mas agora ela já toma mamadeira de manhã todos os dias! Às vezes dou leite com Nescau e às vezes dou só leite, feito com o Ninho 1+, que já vem com mel e tem muitas vitaminas (agradecimentos à Dany, mãe da Isa, que me contou que esse Ninho existia. Como quase não vou ao mercado, nunca tinha visto).
Estou muito satisfeita com a tranqüilidade que está sendo o desmame da Amanda! Pela manhã ela nem lembra mais que eu tenho peitos com leite! Heheeheheh! Fico muito feliz em conseguir brincar com ela e pegá-la no colo sem que ela fique puxando a minha blusa!
Ah! Enquanto toma a mamadeira, ela fica sentada na cadeirinha dela, vendo DVD da Xuxa ou do Cocoricó. A propósito, ela adora os DVDs Xuxa Só Pra Baixinhos! Ela tem os números 2 e 6, que ela vê inteirinhos, prestando maior atenção!
Por enquanto, só troquei a mamada da manhã pela mamadeira. À noite continuo amamentando-a no peito, mas só antes de dormir, já que ela não fica mais puxando a minha blusa assim que me vê.
Enfim, estou muito feliz com a minha ladyzinha, que já é uma moça e não fica mais pendurada no peito o dia inteiro! Em compensação, já aprendeu a gritar quando é contrariada… Que geniozinho essa menina tem! Mas isso é assunto pra outro post, junto com as milhares de gracinhas novas que ela tem feito. 🙂
15 comentários