Desmame da Amanda
A pedidos, resolvi contar mais detalhes sobre o desmame da Amandinha. 🙂
Fazendo um resuminho rápido, logo no início do ano, quando a Amanda estava com 1 ano, resolvemos começar o desmame dela trocando a mamada da manhã por mamadeira. Essa fase foi super tranqüila, pois ela já tinha se acostumado a tomar mamadeira de suco e água durante o dia. Sempre dávamos mamadeira de Nescau ou Ninho 1+ de manhã, e a Amanda se acostumou rapidíssimo e não pediu mais peito ao acordar.
Quando ela tinha mais ou menos 1 ano e 3 meses, resolvemos tentar tirar a mamada da noite também. Essa foi um pouco mais difícil, pois a Amanda gostava mesmo era do aconchego do colinho da mamãe pra mimir. 🙂
Às vezes ela aceitava tomar mamadeira, mas às vezes rejeitava e ficava pedindo mamá.
Fomos tentando aos poucos, e sempre que dava, o Marcelo ficava sozinho com a Amanda na sala e eu ia pro meu quarto, pra ela não me ver e querer mamar. Essa tática deu certo, pois sem me ver ela não lembrava do mamá e aceitava que o Marcelo desse a mamadeira. Depois tomar a mamadeira, ela deitava no sofá, via um pouco de TV e dormia.
Demorou mais 2 meses pra ela parar completamente de pedir pra mamar no peito. Como eu sempre amamentei-a no sofá da sala (exceto de madrugada, que eu ficava na poltrona do quarto dela), ela fez uma associação, e sempre que eu sentava no sofá à noite era automático: ela vinha, falava “mamá” e puxava a minha blusa. Eu sempre tentava primeiro falar que não tinha mais mamá ou que o mamá tinha ido mimir, e a distraía com outra coisa. Na maioria das vezes ela aceitava, mas algumas vezes ela continuava pedindo, aí eu acabava dando.
Aos poucos ela mesma foi parando de pedir, e desde junho, sempre que ela fala mamá, está se referindo à mamadeira. Às vezes ela fala “cau”, se referindo a Nescau.
Ficamos muito felizes por essa fase do desmame ter sido tão tranqüila!
14 comentários