Desfralde
Hoje tive uma conversa com a psicóloga da creche da Amanda, pra ela me dar dicas sobre como iniciar o desfralde da Amandinha.
Ela disse que a Amanda já está preparada pra essa fase, já que consegue se comunicar e conversar numa boa e já tem um bom convívio social com outras pessoas.
Bem, nós teremos que dar início ao processo em casa, num sábado, para elas darem continuidade na creche, durante a semana.
Quando a Amanda acordar no sábado, diremos que temos uma novidade pra ela, daremos algumas calcinhas novas, e diremos que ela vai deixar de usar fralda e vai passar a usar calcinha, do mesmo jeito que as amiguinhas da escolinha (e direi os nomes das amiguinhas).
Vamos explicar que ela só vai usar fraldinhas na hora de mimir agora, e enquanto ela estiver acordada vai passar a fazer xixi e cocô no peniquinho.
A psicóloga falou que na primeira vez que a Amanda fizer as necessidades direitinho no penico, na creche vão fazer uma festa, cantando parabéns pro xixi e tudo! Heheheheh! E recomendou que façamos isso em casa também.
Sempre que dermos algum líquido pra ela, temos que levá-la ao peniquinho 10 a 15 minutos depois. E pra não ficar aquela coisa chata de perguntarmos a todo instante se ela está com vontade de fazer xixi, vamos intercalar esta pergunta com a ação de levá-la até o peniquinho quando eu for ao banheiro, pra ela me ver e me imitar.
Cada vez que ela fizer as necessidades no penico direitinho, vamos comemorar e elogiá-la, para incentivá-la a sempre fazer direitinho no local certo. E se ela fizer na roupa ou no chão, não podemos reprimi-la de jeito nenhum! Temos que falar algo do tipo “Ah, que pena que você não conseguiu ir até o peniquinho, mas da próxima vez você vai conseguir!”.
No início, o penico deve ficar no cômodo em que a Amanda estiver, pois se ficar sempre no banheiro, pode não dar tempo de ela chegar até ele. Depois que ela já estiver conseguindo se segurar mais, podemos deixar sempre no banheiro.
Ah! E pra não tornar o processo de ir ao peniquinho mais demorado, devemos deixá-la só de calcinha no início (pra ela associar a troca da fralda pela calcinha), e depois só de short, sem calcinha por baixo, pra ela não ter que arriar 2 coisas antes de sentar no penico.
O xixi e o cocô têm a casinha deles, que é o vaso sanitário. Após a Amanda fazer as necessidades no penico, devemos ir com ela até o banheiro, jogá-las na privada e dar tchau pra elas!
Uma coisa que a psicóloga salientou bastante é que não devemos voltar atrás. Depois que começarmos o processo do desfralde, só devemos colocar a fralda na Amanda antes de ela dormir. No início, vamos colocar antes do soninho diurno também, até percebermos que a fralda está sempre ficando seca durante este soninho. E quando chegar este momento, passamos a colocar fralda somente antes do sono noturno. E o desfralde noturno já é outro processo, que ainda vai demorar um pouco a chegar.
Perguntei o que deveríamos fazer se fôssemos passear ou viajar para algum lugar longe, e ela disse para colocarmos a Amanda pra fazer xixi antes de sair, evitarmos dar líquidos logo antes, e pararmos o carro quantas vezes forem necessárias, pra ela fazer xixi antes de chegar ao destino. E sugeriu que forremos a cadeirinha do carro com um plástico, pra não corrermos o risco de molhar o forro.
E quando formos com a Amanda ao shopping, é só levar na bolsa aqueles forros de plástico de tábua de privada, já que nos shopping há privadas infantis, pequenininhas.
Como teremos uma festa pra ir à noite no próximo sábado, achamos melhor deixar pra começarmos o desfralde só no outro sábado. Depois que iniciarmos, conto pra vocês como está sendo!
Bem, na teoria parece ser fácil. Vamos ver na prática! 😀
15 comentários