Não. Na minha opinião, a criatividade não é um dom que já vem com a gente desde o nascimento.
A criatividade é algo que a gente constrói aos poucos. Com vivência, com prática, com estudo. Com bagagem.
E quanto mais bagagem a gente tem, mais possibilidades de usar a criatividade aparecem.
Hoje eu estava no meu Kitchen-Office, nos últimos minutos do meu expediente, e ouvi a Priscila, na sala, chorando e pedindo o celular pra jogar.
O Marcelo oferecia brinquedos diversos pra ela, e o choro só aumentava. Ela decidiu que só se contentaria com o celular, naquele momento.
E, como dali a pouco seria o horário de eu passar um tempo com ela, comecei a tentar pensar em algo que a surpreendesse e a tirasse daquele estado de chorar sem parar.
E aí a criatividade veio!
Peguei um pote de massinha novo (já na terceira filha, sabemos a importância de ter estoque de massinha em casa. Lembra o que falei sobre ter bagagem? Hehehheh!) e já entrei na sala falando:
– Priscila, eu preciso da sua ajuda!
Com essa frase, consegui a atenção dela. Ela olhou pra mim, já diminuindo o choro. Continuei:
– Minha chefe, no meu trabalho, me pediu pra fazer um boneco de neve de massinha, mas eu não sei fazer! Você pode me ensinar?
(Mais um parêntese sobre a bagagem que a gente vai construindo, pra ser utilizada em forma de criatividade em algum momento: já aconteceu algumas vezes de eu perguntar de que a Priscila brincou na escola e ela responder que brincou de massinha e fez um boneco de neve.)
Nesse momento, o choro cessou completamente. Mas como ela não respondeu logo, o Marcelo usou um artifício que tem dado MUITO certo quando a Priscila não quer fazer algo: ele disse que ELE ia me ensinar a fazer o boneco de neve primeiro.
Pronto! Foi o suficiente pra ela sair correndo para a mesa, dizendo que era ELA que ia me ensinar!
Fizemos bonecos de neve juntas e, depois, ela continuou brincando com a massinha por mais umas 2 horas. O celular foi esquecido! 😀
Quando me perguntam se me considero uma pessoa criativa, digo que não. Mas quando acontecem coisas desse tipo, concluo que sou uma criativa em desenvolvimento. Heheheheh!
8 comentários