Conversando com a Amanda

Nós babando e elas crescendo  /   /  Por Carlos Marcelo Bianchi

Conversando com a Amanda

A Amanda está muito tagarela, fala pelos cotovelos. Porém, o que a gente não contava era ela se metendo de sola em conversas entre eu e a Moniquinha. 🙂

E não pensem que é coisa bobinha não, quando menos esperamos, após trocarmos meia dúzia de frases, a Amandinha interrompe perguntando “Que foi papai?” para entender melhor a conversa, percebe certinho quando estamos falando dela e entende na maioria das vezes o contexto. O mais gostoso dessa fase é ver como ela enxerga o nosso mundo com tudo que ela aprendeu.
Por exemplo: ontem falamos um para o outro que a lâmpada da sala queimou e ela virou e perguntou “Ela pegou fogo, mamãe?”.

Como tudo que é bom na vida, há as contra-indicações. Nesta história as interrupções da Amandinha têm sido constantes, praticamente impossibilidanto eu e a Moniquinha de conversarmos por mais de 2 minutos algum assunto nosso. E nós respeitamos muito essa necessidade dela e nos esforçamos para dar atenção e puxar assunto e conversas com ela sobre seu dia.

Bom, como um cobertor curto, nós cobrimos um lado e o outro ficou descoberto: e agora?

É muito gostoso ver que nossa filhinha querer participar de todas as nossas conversas e é bom mesmo conversar e sentir como é a percepção dela, assim como é muito irresistível conversar com a Moniquinha. Pensando nisso, ou seja, não abrir mão de nada e curtindo os momentos, tivemos uma idéia que já executamos duas vezes e deu certo.

Resumindamente é usar a Amanda como se fosse intermediária de nossas conversas, isto é, ao invés da Moniquinha contar o seu dia para mim, ela conta para a Amanda e eu fico escutando. Depois, ao invés de responder diretamente, respondo para a Amanda como se tivesse comentando simplesmente e a Moniquinha ouve, aí aproveito e falo algo a meu respeito.

Até agora só vimos vantagens pois nossas conversas ficaram mais contínuas, a Amanda participa e se sente super importante dando suas impressões das situações e nós dois fazemos um ENORME, salutar e divertido exercício mental de criatividade, pois temos que conversar colocando em uma linguagem que a Amanda entenda.

É claro que nem tudo pode ser dito. Alguns assuntos são evitados e deixados para depois, mas representam uma parcela pequena que podem ser compensados depois. Informações importantes que a criança possa falar para qualquer pessoa e comprometa a segurança, por exemplo, são inadequados, assim como outros que por interpretação da criança pode deixarnos em saia bem justa.

Gostou desta matéria? Leia estas também!

Blog renovado! Clique aqui para ir para nosso novo blog!

Blogagem coletiva >> Relato de parto O relato de hoje não é do parto da Amanda (que pode ser visto...

Disney World >> Visto americano – Parte 2 Continuando os posts desta série, hoje farei um resumo do...

5 comentários
 
  1. Mônica Japiassú 30 de agosto de 2007 at 11:05 Responder

    Pessoal, vocês não sabem como os comentários de vocês nos incentivam a contar mais e mais sobre nossa vidinha! 🙂 Ficamos muitos felizes por sabermos que contribuímos em alguma coisa para a vida pessoal de vocês!
    Obrigada!

  2. Vânia 30 de agosto de 2007 at 08:04 Responder

    Ensinar nossas crianças a participar de nossas vidas, incluí-las em nosso dia-a-dia é salutar e difícil, poucos pais tem paciência e idéias, realmente, dá para vocês escreverem um livro ensinando a muito de nós pais novos e antigos.

    Tia Vânia

  3. Bianca 29 de agosto de 2007 at 08:52 Responder

    Sensacional a idéia de vcs! Já pensaram em escrever um livro com todas essas dicas? Acho que seria um sucesso! Parabéns aos dois!
    Marcelo, conta como a Amanda encarou os dias em que a Mônica teve que ficar fora, à trabalho…
    bjs pra vcs

  4. Shamira 29 de agosto de 2007 at 04:19 Responder

    Quando penso que está tudo dito e feito, aparece sempre uma surpresa. Convosco a vida não é uma rotina e a educação da vossa filha está a ser uma das melhores que já vi.

    Parabéns

    bjs

  5. Lúcia 29 de agosto de 2007 at 00:08 Responder

    Marcelo, vocês não imaginam como estão contribuindo com a evolução da Amandinha agindo dessa forma! A cada dia que passo fico mais tranquila com a educação que vocês têm dado para ela! PARABÉNS a vocês dois!
    AMO VOCÊS!

Deixe uma resposta