Como provar que sou lactante?

Nós babando e elas crescendo  /   /  Por Mônica Japiassú

Vocês já viram avisos em bancos, correios e outros lugares informando que o local dá preferência no atendimento a idosos, gestantes, pessoas com crianças de colo e… lactantes?

Esta semana fui ao correio e vi esse aviso. Aí, fiquei me perguntando: Como é que vou provar que sou lactante? Será que tenho que espirrar leite na cara do atendente? Hahahahah!

Acho esse aviso no mínimo curioso! E não vejo por que razão as lactantes devem ter atendimento preferencial. Se bem que agora me veio uma razão à cabeça: se o bebê ainda mama exclusivamente, precisa da mãe em casa rapidamente, pra poder mamar assim que sentir fome.

É, deve ser por isso que inventaram esse aviso. Porém, a pergunta continua no ar: como provar que se é lactante, pra poder passar na frente dos outros na fila?

(se alguém souber, me avise, pois ainda sou lactante e posso usar isso a meu favor! Hahahahah!)

Gostou desta matéria? Leia estas também!

Blog renovado! Clique aqui para ir para nosso novo blog!

Blogagem coletiva >> Relato de parto O relato de hoje não é do parto da Amanda (que pode ser visto...

Disney World >> Visto americano – Parte 2 Continuando os posts desta série, hoje farei um resumo do...

20 comentários
 
  1. Marina 23 de abril de 2023 at 13:23 Responder

    Eu nunca usava essa prioridade por ser lactante quando estava sozinha, porém agora mesmo em um voo fui retirada do meu assento (que era próximo da saída de emergência) por ser lactante, e pasmem, eu não estava com o bebê. Mas o comissário informou que lactante não poderia. Nesse caso, começo a pensar que também devo usar dos benefícios dessa condição.

  2. Valda 2 de outubro de 2022 at 19:58 Responder

    Existe sim uma maneira de provar e que deve entrar em vigor o quanto antes. Pois, infelizmente, muitas se fazem desse direito sob essa alegação. O direito deve existir sim, mas deve ser exercido por quem tem direito à essa prioridade. Um bebê com em amamentação exclusiva (bebê até os 6 meses de idade) realmente necessita de sua mãe em casa o quanto antes e isso é provado com uma cópia de certidão de nascimento do bebê. Não precisa ejetar leite na cara do atendente, não. Ma, cobrar uma regulamentação correta desse direito é protege-lo para que seja exercido com respeito e responsabilidade. Do mesmo modo que quem estaciona em vaga de deficiente ou idoso sem aquela plaquinha leva multa por usurpar um direito que não lhe pertence, há muitas que usufruem do desse direito erroneamente pela falta de comprovação. Do mesmo modo já vi crianças de colo serem repassadas de mãos para uso desse direito. A intenção é validar um direito e que ele seja utilizado por quem tem esse direito. A regulamentação é pelo respeito ao direito das reais lactantes.

  3. Karen 26 de fevereiro de 2021 at 16:28 Responder

    A lei não manda vc provar nada . E se seu direito não for respeitado reclame aqui , procon, … temos todos os meios ao nosso favor por CONSTRANGIMENTO. não precisa provar , é só exigir seu direito . Nem a criança precisa estar .

  4. Fabiana 9 de setembro de 2020 at 22:51 Responder

    Atestado com pediatra. A necessidade é justamemte essa: sair e voltar a tempo da próxima mamada.

  5. Carlos 20 de julho de 2020 at 19:53 Responder

    Sou Homem, sou atendente. Antes de tudo, dizer que sou a favor da lei. Porém, tratando-se de brasileiros e brasileiras (e tem ainda o famoso “jeitinho”), fica complicado o somente “o informar e o atendente acreditar”. Gravidez, Beta HCG, não é tão caro, ou o cartão pré-natal, na primeira consulta o médico já entrega. Lactantes, peço apenas a certidão de nascimento ou o cartão do bebê, não custa nada carregar um desses na bolsa e ainda evita aborrecimentos, (tudo o que eu não preciso, nessa altura do campeonato, é levar um jorro de leite na cara).

  6. Cintia p f o 13 de outubro de 2016 at 11:45 Responder

    Minha pediatra me deu um documento escrito AMAMENTAÇÃO EXCLUSIVA. Pronto, ele está junto a documentação. E outra é questão de bom senso. Não temos que provar nada. Se estou ali na prioridade é pq necessito.

  7. Marco Antônio Conceição 30 de abril de 2016 at 11:32 Responder

    Leve sempre a xerox da certidão do bebê e imprima o artigo da lei que da prioridade a lactante e leve em sua bolsa

    • Otávio 31 de dezembro de 2016 at 01:09 Responder

      LEI No 10.048, DE 8 DE NOVEMBRO DE 2000.

  8. Francisca Marinho 16 de fevereiro de 2016 at 17:44 Responder

    Pode se comprovar que é lactante mostrando a certidão de nascimento do filho que mama…

  9. Alexandre Avila 24 de novembro de 2014 at 19:03 Responder

    Prezadas, Existe um documento chamado cartão de pré natal,portanto,pra provar a gestacao,mesmo de 3 meses,basta apresenta lo.

  10. Camila Menezes 10 de julho de 2014 at 09:20 Responder

    É só levar a certidão de nascimento da criança e um documento da mãe.

  11. Adriana Santos 25 de janeiro de 2014 at 12:16 Responder

    É só pedir uma declaração para o pediatra, dizendo que a mãe é lactante, e sempre levar o doc. do bb

  12. kerollayne Reis 20 de setembro de 2013 at 16:18 Responder

    Minha filha tm 10 meses e acreditem eu smpre sou atendida cm prioridade pelo fato d ainda sair leite qualquer coisa agnt espirra na kra da atndnt… Kkkkk

  13. Rafaella 10 de julho de 2007 at 22:47 Responder

    Hahahahahahahahahaha…. nossa gente, eu quase me matei de tanto rir da resposta da vilma….tenho um bebê de 8 meses , que infelizmente não quer mais mamar há um mês, e fiquei imaginando…(“meu bem, espera um pouquinho deixa a mamãe apertar e tirar um pouquinho de leite que tenho que ir até o correio…”) imagino a cena, muito engraçado! Mas falando sério, realmente é um saco de entender estas leis, minha barriga custou a aparecer, então custei para ganhar lugares, passar na frente … até quando o meu bebê será “de colo” até ele andar???? fica outra dúvida! Aproveito para parabenizar pelo blog…. Bjos Rafaella : )

  14. jussara correa 3 de julho de 2007 at 09:56 Responder

    tenho um bebe que dia 05 proximo faz 3 meses, e ainda bem que existe essa lei, pq é angustiante sair sem ele para ir ao banco e ficar pensando: será que ele está chorando, quer mamar, etc, e assim vo rapidinho e já volto para o seu mamazinho! que ótimo.

  15. vilmajapi 4 de fevereiro de 2006 at 02:43 Responder

    Sugiro que leve um pouquinho de leite numa garrafinha e mostre-a para quem interessar. Creio que a prova viva sempre funciona . AHAHAHAH

  16. amanda 3 de fevereiro de 2006 at 10:48 Responder

    ela é muito engraçada

  17. noelma e anna luiza 26 de janeiro de 2006 at 16:41 Responder

    Eu tbm já fiquei me perguntando isso pq tbm sou lactante e vou quase todos os dias no correio,e pego senha normal, dai perguntei pro atendendo …vem cá como q vcs sabem quem é ou não lactante e ele me disse q é a pessoa q fala e eles teem q acreditar.dai ele falou, vai do bom censo de cada um………Bjão agora tbm eu passo na frente mesmo…já q tem preferencia…..

  18. Kicca 20 de janeiro de 2006 at 14:43 Responder

    Acho que não tem como provar… É como uma grávida recente (máx 3 meses) entrando na fila para gestantes…
    Vai da consciência de quem usa o direito e dos outros acreditarem…

  19. Lúcia Japiassú 19 de janeiro de 2006 at 22:08 Responder

    AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH…realmente, chega a ser engraçado! como se prova isso?
    Acho que com um atestado da Pediatra, né? mas daí, até o atendente aceitar como um atestado válido… nunca tinha ouvido falar nisso! 🙂

Deixe uma resposta