Lembram-se do livro Como falar para seu filho ouvir e como ouvir para seu filho falar, que já indiquei aqui, aqui e aqui? Ontem aconteceu uma situação que me fez lembrar das técnicas do livro.
Estávamos na casa do vovô, e a Letícia estava brincando com a Amanda e a prima Manuela no quintal. De repente, as três entraram correndo dentro de casa, e a Letícia correu para o colo do Marcelo.
Atrás vieram as tias que estavam brincando com elas, contando que elas haviam visto um gato passar correndo por perto – e elas saíram correndo em seguida! Heheheheh!
Enquanto a Amanda e a Manu voltaram a brincar no quintal logo depois do susto, a Letícia ficou agarrada no Marcelo, quase chorando.
Todos que estavam lá tentaram fazê-la voltar a brincar lá fora, falando que o gato não faz mal a ninguém, não morde, que ele tinha ido embora e não ia voltar, que a gente o espantaria se ele voltasse, mas nada adiantou. Ela continuou com aquela carinha de desespero no colo do Marcelo.
Então eu lembrei do livro e pensei em inventar uma história, pra entrar no mundo de fantasia da Letícia:
– Letícia, você sabia que eu já ganhei uma medalha de ouro* de maior assustadora de gatos? Participei de um concurso pra ver quem assustava mais gatos, e eu tirei primeiro lugar assustando 100 gatos! Sabe quantos gatos o segundo lugar assustou? Só 50…
– É? E o terceiro lugar?
– Só 30.
– E o quarto lugar?
– O quarto assustou 20, e o quinto assustou só 5.
– E o sexto?
– Ih, só 2.
– E o sétimo?
– Não teve mais sétimo, nem oitavo, porque ninguém mais conseguiu assustar nenhum gato. E eu ganhei uma medalha de ouro bem grande, com o desenho de um gatinho bem fofinho.
– É?
– É sim! E se esse gatinho que você viu lá fora passar por aqui de novo, a maior assustadora de gatos aqui vai botar ele pra correr! Vamos lá?
Ela saiu do colo do Marcelo, me deu a mão e foi comigo para o quintal. E ainda contou para os outros que eu tinha ganhado a tal medalha de ouro por ter assustado 100 gatos! Heheheheh!
*Vez por outra, o Marcelo fala para a Amanda e a Letícia que eu ganhei medalha de ouro em algum concurso, só para me exaltar. A Amanda já fala logo que sabe que é mentira, mas a Letícia ainda acredita, às vezes.
7 comentários