Cantinho da Disciplina
Quem já viu o programa da Super Nanny conhece o método do cantinho da disciplina: os pais colam as regras da casa em uma parede da casa, levam a criança até lá e mostram o que a criança pode e não pode fazer. Caso a criança faça algo que está na coluna do “não pode”, os pais a levam para ver a regra e dizem que se ela fizer aquilo novamente vai ficar sentada no cantinho da disciplina. Caso isso ocorra, os pais devem deixar a criança no cantinho pelo número de minutos referente à idade dela.
Aplicamos esse método com a Amanda no domingo retrasado. Pegamos algumas regras que vieram de brinde em uma revista da Super Nanny e colamos em uma parede da nossa casa. Falamos pra Amanda que tínhamos uma novidade pra ela, a levamos até as regras e explicamos tudinho. Do lado esquerdo colocamos a mão fazendo sinal positivo, e logo abaixo a regra Obedecer papai e mamãe. Falamos que essa é a regra que é legal que ela faça. E do lado direito colocamos a mão sinalizando o que ela não pode fazer, com 2 desenhos de regras abaixo: Não pode chorar à toa e Não pode gritar.
Explicamos também sobre o cantinho da disciplina, que aqui em casa é um tapetinho num canto da sala.
Depois de tudo explicado, pedimos para ela repetir o que ela podia e não podia fazer, e ela repetiu direitinho.
Um tempinho depois, sua priminha Manuela veio nos visitar, e a primeira coisa que a Amanda fez quando ela chegou foi falar “Manu, olha!”. Levou a prima pra ver as regras, e não é que a danadinha explicou tudo direitinho pra ela?
Por enquanto o método está sendo um sucesso aqui em casa! Bem, a Amanda não é muito desobediente, então isso já ajuda, mas geralmente, basta mostrarmos as regras, que ela pára de fazer o que não pode na mesma hora.
Até agora, ela só foi pro tapetinho 3 vezes. E o que sempre nos impressionou bastante nos programas da Super Nanny foi o fato da maioria das crianças ficarem no cantinho o tempo necessário, sem ficarem levantando toda hora. E com a Amanda não foi diferente. Da primeira vez, ela sentou, ficou chorando durante 1 minuto, e levantou, ainda chorando. Eu disse que ela só poderia sair quando eu fosse lá retirá-la e a sentei novamente no tapete. E lá ela ficou durante 2 minutos, até eu ir até ela e falar que ela podia sair.
Após o tempo necessário no cantinho, vou lá, pergunto a ela se ela sabe por que ela ficou sentadinha ali, ela me diz direitinho qual foi a besteira que fez, então eu falo pra ela me pedir desculpas (e ela pede e me dá um abraço) e dizer que não vai mais fazer aquilo de novo.
Pra quem não sabe, a Super Nanny recomenda que esse método só seja aplicado com crianças a partir de 2 anos, pois antes disso elas ainda não têm idade pra compreender e seguir as regras direitinho.
Então, mamães que já não agüentam mais dar bronca em seus filhos maiores de 2 anos: sugiro que apliquem o método do cantinho da disciplina, pois dá certo sim! 🙂
16 comentários