O relato de hoje não é do parto da Amanda (que pode ser visto aqui) nem da Letícia (aqui), mas sim doparto do nosso blog, e faz parte da blogagem coletiva proposta pelo site Mamatraca (por sinal, superinteressante!).
Achei uma ótima época para essa ideia, já que depois de amanhã nosso blog completa NOVE ANOS! E nada melhor do que essa data para relembrar como tudo começou!
- A gestação
Podemos dizer que nosso blog passou por uma gestação antes de nascer, como um filho mesmo. A sementinha foi plantada em 2002, quando os blogs pessoais começaram a aparecer.
Naquela época, eu e Celinho (ainda namorados) ficamos surpresos com o sucesso repentino daqueles“diários virtuais”. Pensávamos: -Caramba, se tivéssemos a ideia de criar um sistema desse tipo, não levaríamos adiante, imaginando que ninguém iria querer escrever sua vida num diário virtual público.
Ledo engano! A curiosidade pela vida alheia mostrou-se alta, e a quantidade de blogs – em sua maioria sendo utilizados como dários pessoais mesmo – foi aumentando.
Com o tempo, fomos contagiados pela “curiosidade pela vida alheia” e começamos a ler um blog aqui, outro ali, perdendo, aos poucos, a aversão a essa ideia.
Em novembro de 2002, ficamos noivos, com a meta de nos casarmos em 2003. Em janeiro de 2003, começamos com os preparativos para o nosso casamento e, lendo alguns blogs que começavam a aparecer sobre esse assunto, decidimos que, finalmente, iríamos aderir à ideia de publicar nossa vida na Internet.
Afinal, um blog feito para contar todo o processo de preparativos para o casório poderia ajudar outras pessoas na mesma situação e, além disso, seria útil irmos registrando tudo que estava acontecendo, como forma de organização e posterior lembrança.
- O parto
E foi então que nosso blog nasceu, em 10/02/2003!
Escolhemos o Weblogger, que era mantido pelo Terra. Como, alguns meses depois, resolvemos desenvolver nosso próprio sistema de blog e o Weblogger acabou sendo extinto, salvamos todas as páginas dessa fase do nosso blog no formato MHT, que é uma página HTML completa, com todas as imagens incorporadas (só perdemos os comentários daquela época, infelizmente).
- O objetivo
Bem, a proposta do Mamatraca foi contar sobre partos de blogs sobre maternidade. Como escrevi, o objetivo inicial do nosso blog não era esse, afinal, nem casados éramos ainda, que dirá mamãe e papai. Mas, depois que fiquei grávida da Amanda, o assunto do blog passou a ser só ela, naturalmente. Até o layout do blog mudou e tudo ficou mais cor de rosa (para desespero do meu querido maridinho! Heheheheh!).
- O aprendizado
De 2003 pra cá, conhecemos muita gente legal pelo blog e até passamos pela sensação de sermos famosos às vezes, quando recebíamos comentários de pessoas dizendo que nos reconheceram na rua, mas ficaram com vergonha de falar conosco (exceto a Cláudia, que gritou“Mônica! Marcelo! Eu leio o blog de vocês há anos!” em pleno engarrafamento, na ida para o trabalho! Heheheheh!).
Trocamos experiências com muitas mamães e papais, conhecemos outros blogs que passamos a frequentar, ajudamos várias mamães com experiências nossas que publicamos (e até hoje recebemos e-mails pedindo ajuda, como no caso do probleminha que levou a Amanda a usar gesso).
Sempre aprendemos muito com os comentários de nossos leitores, que adoramos! (podem continuar comentando, hein!) 🙂
- Conclusão
Já passou pela nossa cabeça a possibilidade de tentar ganhar dinheiro com o blog, depois que passamos a estudar sobre o mundo doempreendedorismo digital, mas chegamos à conclusão de que não é com nosso blog familiar que conseguiremos isso, pois, acima de tudo, o vemos como um registro riquíssimo de nossa vida e dos valores de nossa família. Escrevemos muitos posts pensando em nossas filhas lerem a história da Família Quadrada no futuro, rindo das gracinhas que fizeram quando crianças, relembrando suas artes, tendo orgulho de fazer parte de nosso clã!
Quem sabe um dia não serão elas que estarão aqui, escrevendo posts contando sobre o trabalho que os pais velhinhos delas estão dando, né? 😀
2 comentários