O que você faria com 200 milhões?
Essa foi a pergunta que a Amanda fez pra mim e pro Marcelo ontem. E eu não imaginava que essa simples pergunta poderia nos levar a uma conversa muito rica em valores – não valores financeiros, mas sim valores familiares.
Entre outras coisas, eu respondi pra Amanda que gostaria que a gente fosse morar em um apartamento maior – e comecei a dar alguns detalhes de como eu gostaria que fosse esse apartamento.
Ela, então, embarcou no meu papo e começou a complementar:
– A gente colocaria um aparelho de ar condicionado em cada cômodo do apartamento, uma televisão em cada quarto…
E foi aí que vimos uma ótima oportunidade pra deixar explícito pra Amanda um valor que eu e Marcelo fazemos questão de ter, mas que não sabíamos que ela ainda não tinha percebido que aquilo é, na verdade, um valor da nossa família.
– Não, Amanda, mesmo se nos tornarmos milionários, nós vamos continuar tendo só uma televisão na sala.
– Ué, por quê?
– Porque nós fazemos questão de ter a nossa família reunida o maior tempo possível em um cômodo da casa. Se você e a Letícia tivessem uma TV no quarto, certamente vocês ficariam muito tempo lá, enquanto nós ficaríamos na sala. Assim, perderíamos muitas oportunidades de conversar, de estar reunidos, de assistir a programas de TV juntos… E é por isso também que fazemos questão de deixar o computador na sala: pra evitarmos que uma pessoa fique isolada em outro cômodo enquanto está usando o computador.
Mais tarde, pude comprovar que ela entendeu bem esse valor da nossa família, quando eu e Marcelo estávamos no sofá da sala e ela veio com seu celular – pra ficar jogando -, mas fez questão de ficar sentada do nosso lado em vez de ficar deitada em sua cama, como ela vinha fazendo ultimamente. 🙂
E você, o que faria com 200 milhões de reais? E o que você continuaria SEM FAZER, mesmo tendo milhões de reais na sua conta?
Que tal lançar esse assunto para a sua família hoje e aproveitar pra conversar sobre seus valores? 🙂
3 comentários