Você tem orgulho do seu filho?

Filhos  /   /  Por Mônica Japiassú

A palavra orgulho pode ter significado tanto negativo quanto positivo. Pode ser sinônimo de soberba ou trazer o sentimento de satisfação pelas atitudes de si mesmo ou de outra pessoa.

Que tal passarmos a educar nossos filhos pensando no significado positivo do orgulho?

Que tal fazermos uma reflexão, tentando imaginar quais atitudes de nossos filhos encheriam nosso coração de orgulho? E que outras atitudes deles nos gerariam um sentimento contrário?

Com isso em mente, podemos criar nossos filhos direcionando-os para terem atitudes de acordo com os valores da nossa família, principalmente pelo exemplo de nossas próprias ações.

Contar para eles histórias que já aconteceram em nossa vida também é uma ótima forma de consolidar esses ensinamentos!

Por exemplo, você sentiria orgulho de ver seu filho sendo humilde e pedindo desculpas sempre que fizer algo errado? Imagino que sim. 🙂 Então dê o exemplo, pedindo desculpas ao seu filho sempre que achar que passou dos limites com ele ou quando prometer-lhe alguma coisa e não conseguir cumprir.

Por outro lado, você sentiria orgulho de ver seu filho aprovado em um concurso público às custas de ter comprado o gabarito previamente? Não? Então não suborne o guarda quando for parado na rua para receber uma multa por uma infração de trânsito.

Sentiria orgulho de ver que seu filho valoriza a profissão dos pais e, no futuro, valorizará seu próprio trabalho? Além disso, sentirá orgulho ao ver que seu filho se esforça para sempre agir corretamente e dentro da lei? Então não compre joguinhos de videogame e DVD’s piratas para seu filho. Mostre a ele que o trabalho dos profissionais envolvidos na produção dos jogos e DVD’s também deve ser valorizado, aproveitando para ensinar que vender produtos piratas é crime, e vocês não devem contribuir para isso.

É muito importante termos sempre em mente que o exemplo dos pais é a forma mais eficaz de se educar os filhos. Então, tomemos cuidado com os exemplos que estamos passando adiante! 🙂

Gostou desta matéria? Leia estas também!

Acho que já podemos dizer que o gosto pela matemática é uma unanimidade na Família Quadrada, né?...

Recentemente, percebemos que a Priscila tem demonstrado a capacidade de fazer pequenos...

A Priscila está com 4 anos e meio e, por interesse e esforço próprios, tem lido bem diversas...

7 comentários
 
  1. selene 12 de setembro de 2013 at 23:56 Responder

    Eu tenho orgulho dos meus filhos. Hoje vejo que o que ensinamos a Diego e Ana estão começando a ser colhidos: amizade com os amigos, lealdade com os primos e doar com quem não tem eles estão fazendo. É booomm demais sor!! Abrços nos amigos, Mônica e Helinho

    • Mônica Japiassú 13 de setembro de 2013 at 09:19 Responder

      Dá muito orgulho presenciar esses lindos resultados mesmo, Selene! Parabéns pela educação que está dando para seus filhos! B-jão!

  2. Lúcia Japiassú 12 de setembro de 2013 at 21:49 Responder

    Também tenho muito orgulho dos meus filhos, não só pela educação que demos a eles, mas pelos seres que são. Foram uma prêmio de Deus que recebemos. AMO VOCÊS!

    • Mônica Japiassú 13 de setembro de 2013 at 09:18 Responder

      Obrigada, mãe! 😀 Mas vocês são os grandes responsáveis pelo que somos hoje. Obrigada!

  3. José (pai da Mônica) 12 de setembro de 2013 at 08:01 Responder

    Eu sinto orgulho dos meus filhos!

    • Mônica Japiassú 12 de setembro de 2013 at 09:27 Responder

      Tem porque deu uma educação exemplar para eles! 😀

      • José (pai da Mônica) 12 de setembro de 2013 at 12:38 Responder

        🙂

Deixe uma resposta