A palavra orgulho pode ter significado tanto negativo quanto positivo. Pode ser sinônimo de soberba ou trazer o sentimento de satisfação pelas atitudes de si mesmo ou de outra pessoa.
Que tal passarmos a educar nossos filhos pensando no significado positivo do orgulho?
Que tal fazermos uma reflexão, tentando imaginar quais atitudes de nossos filhos encheriam nosso coração de orgulho? E que outras atitudes deles nos gerariam um sentimento contrário?
Com isso em mente, podemos criar nossos filhos direcionando-os para terem atitudes de acordo com os valores da nossa família, principalmente pelo exemplo de nossas próprias ações.
Contar para eles histórias que já aconteceram em nossa vida também é uma ótima forma de consolidar esses ensinamentos!
Por exemplo, você sentiria orgulho de ver seu filho sendo humilde e pedindo desculpas sempre que fizer algo errado? Imagino que sim. 🙂 Então dê o exemplo, pedindo desculpas ao seu filho sempre que achar que passou dos limites com ele ou quando prometer-lhe alguma coisa e não conseguir cumprir.
Por outro lado, você sentiria orgulho de ver seu filho aprovado em um concurso público às custas de ter comprado o gabarito previamente? Não? Então não suborne o guarda quando for parado na rua para receber uma multa por uma infração de trânsito.
Sentiria orgulho de ver que seu filho valoriza a profissão dos pais e, no futuro, valorizará seu próprio trabalho? Além disso, sentirá orgulho ao ver que seu filho se esforça para sempre agir corretamente e dentro da lei? Então não compre joguinhos de videogame e DVD’s piratas para seu filho. Mostre a ele que o trabalho dos profissionais envolvidos na produção dos jogos e DVD’s também deve ser valorizado, aproveitando para ensinar que vender produtos piratas é crime, e vocês não devem contribuir para isso.
É muito importante termos sempre em mente que o exemplo dos pais é a forma mais eficaz de se educar os filhos. Então, tomemos cuidado com os exemplos que estamos passando adiante! 🙂
7 comentários