Amanda, Letícia e ciúmes
Quando eu estava com uns 3 ou 4 meses de gravidez, eu e Celinho fomos conversar com a psicóloga da escola da Amanda. Ela nos deu dicas valiosas para evitarmos (ou, pelo menos, amenizarmos) possíveis ciúmes da Amanda com relação à Letícia:
1) Perguntar à Amanda se ela pode dar um pedaço do quarto dela pra Letícia (e seu berço também) e falar pra ela escolher o local para ficar sua cama e o berço da Letícia.
2) Sempre que comprarmos alguma coisa pra Letícia na frente da Amanda, comprar algo pra ela também. Ou então, comprar coisas pra Letícia sem a Amanda ver.
3) Assim que a Letícia chegasse em casa da maternidade, não mandar Amanda pra escola por um dia, pra ela ficar com a irmãzinha.
4) Me organizar para fazer todo o necessário pela Letícia antes da Amanda chegar da escola. Quando ela chegar, dar total atenção a ela.
5) Perguntar sempre pra Amanda se ela quer nos ajudar com a Letícia.
Nós aplicamos a dica 1 só no que diz respeito à Amanda dar o berço pra Letícia, e não houve a menor resistência, já que ela já não estava mais querendo dormir na mini-cama mesmo. Com relação ao local do berço e da nova cama, não quisemos arriscar pedir a opinião dela não. Hehehehe!
A dica 2, nós aplicamos desde o início e continuamos aplicando.
Sobre a dica 3, como a Letícia nasceu num sábado, a Amanda foi na maternidade no sábado e no domingo, e na segunda a mandamos para a escola, mas mais tarde do que ela costuma ir. Ela levou uma foto dela com a Letícia no colo e mostrou pra todos na escola, toda orgulhosa! Durante a primeira semana, ficamos levando a Amanda pra escola mais tarde do que de costume, pra ela participar um pouco dos cuidados com a Letícia.
Fiquei aplicando a dica 4 (que achei a mais importante) desde o início. É claro que algumas vezes é inviável, pois a Letícia está mamando bem na hora em que a Amanda chega da escola, mas na maioria das vezes tem dado pra eu dar bastante atenção à Amanda quando ela chega. E atualmente a Amanda aceita numa boa ter a atenção total do papai em vez da mamãe quando eu não posso. 🙂
Ainda aplicamos a dica 5 hoje em dia, mas não tanto como no início, pois a Amanda já não demonstra mais tanto interesse em ajudar, principalmente quando a tarefa é a troca de uma fralda suja! 🙂 Mas no início a Amanda se sentia importante nos ajudando a trocar fralda e dar banho na irmã.
Além desas dicas, uma que eu já tinha ouvido antes e achei bem interessante foi comprar um presente pra dar pra Amanda na maternidade, depois que a Letícia nascesse, dizendo que foi a Letícia que trouxe pra ela. Ela adorou o presente!
Bem, até umas 2 semanas atrás, a Amanda não tinha dado nenhuma demonstração de ciúmes. Agora ela tem demonstrado ciúmes quando brincamos, cantamos ou damos carinho só na Letícia.
Outro dia eu estava lanchando com a Amanda na mesa, enquanto o Celinho estava no sofá com a Letícia. Ele começou a brincar com a Letícia, fazendo vários sons diferentes e gesticular os braços pra ela rir. Na mesma hora a Amanda baixou a cabeça e fez uma carinha triste. Eu comecei a brincar com ela, fazendo cócegas, e ela se distraiu e começou a rir, mas em seguida falou pra mim que estava de mal com o papai porque ele não tinha feito aquelas brincadeiras com ela também. Eu expliquei que ela estava lanchando, então não era momento de brincar, e que o papai precisava ficar com a Letícia naquela hora pra gente lanchar, mas depois ele ficaria com ela também. Ela entendeu e ficou de bem com o papai de novo! 🙂
Da mesma forma, outro dia ela reclamou com a vovó Lulu no carro pois ela estava dando atenção só para a Letícia. A vovó teve que virar praticamente um polvo para distrair a Letícia, que estava chorando, e abraçar a Amanda ao mesmo tempo. Hahahaha!
Uma vez eu estava fazendo carinho na Amanda, e ela falou “Mamãe, faz carinho na Letícia também, senão ela vai ficar com ciúmes.”. Eu entendi isso como uma demonstração do que ELA sente quando a gente faz algo somente com a Letícia na frente dela.
Estamos tomando mais cuidado agora pra não deixarmos a Amanda sozinha enquanto damos atenção para a Letícia. Sempre chamamos a Amanda pra participar de tudo, exaltamos o fato dela ser grande e já saber fazer várias coisas sozinha, ficamos com ela contando história ou cantando na hora dela dormir… Parece que tem dado certo! Mas sabemos que quando a Letícia começar a fazer mais gracinhas, começar a falar, teremos que ter mais atenção ainda para a Amanda não ficar com ciúmes.
Pra finalizar, aí vão algumas fotos das 2 irmãs unidas:
Amanda imitando a irmãzinha, com direito a embrulhinho e tudo!
12 comentários