Tô de olho!
Oi, pessoal! Há quanto tempo, né? Pois é, o tempo livre está cada vez mais escasso… Mas não se preocupem, pois nunca vamos abandonar este nosso cantinho!
Não vou conseguir contar todas as novidades da Amandinha desde o último post, porque agora cada dia é uma coisinha nova que ela faz, mas vou contar algumas.
Atualmente a Amanda está com 1 ano e 5 meses, e esta está sendo a melhor fase até agora! Ela interage bastante conosco, repete tudo que a gente fala, expressa suas vontades com palavras, começa a dormir praticamente sozinha, e faz muuuitas gracinhas que nos deixam mais e mais babões!
O assunto deste post vem de uma das gracinhas que ela tem feito. Começou assim: um dia o Marcelo estava sozinho com ela em casa, e ele estava na cozinha e ela na sala. Ele a achou muito quieta e falou “Amanda, tô de olho!”. A danadinha saiu correndo pra cozinha, com as mãozinhas levantadas, como quem estava realmente fazendo alguma besteira! Hahahahaha!!
Nós fizemos isso algumas outras vezes, aí virou brincadeira pra ela. Agora, sempre que ela fica sozinha em algum cômodo da casa, ela mesma grita “Papaaaaai! Olho!”. E ainda coloca o dedinho abaixo do olho, como nós fazemos pra ela.
Não lembro até que etapa do desmame cheguei a contar aqui no blog. Agora o desmame chegou a 99,9%. Algumas poucas vezes a Amanda ainda fala “Qué mamá” e fica colocando minha mão na minha blusa, pra eu abaixá-la. Mas eu digo que o mamá mimiu ou acabou. Ontem mesmo aconteceu isso, aí ela falou “Dô mamá” e não pediu mais (“Dô” = acabou).
Mas o impressionante é que eu ainda tenho leite! Anteontem ela pediu e eu acabei cedendo, porque ela dormiu pouquinho de tarde e eu precisava que ela dormisse mais, porque eu tinha um monte de coisas pra fazer, aí amamentei, pra ver se ela dormia de novo. Ela dormiu, só que não largou o peito 1 só minuto! Acabou que não fiquei livre pra fazer minhas coisas! Heheheheh!
A Amanda já quase conta de 1 a 10 sem errar. De 1 a 5, ela já conta. Do 6 ao 10, ela pula um número às vezes. Não sei se vocês lembram que eu falei aqui no blog que eu fazia massagem nos seios com Massê durante a gravidez, e ficava contando alto de 1 a 10 enquanto fazia a massagem, pra Amanda já ir aprendendo. Eu falava isso brincando, mas pelo jeito, deu certo mesmo! 🙂 Mas é claro que há um estímulo de nossa parte agora. 🙂 Ela vê muito os DVDs da Xuxa, e em quase todos aparece a contagem de 1 a 10 entre uma música e outra. E nós também ficamos contando objetos pra ela, de 1 a 10, desde cedo.
Ela já reconhece e fala todas as vogais, na seqüência certinha. Isso também se deve ao estímulo da nossa parte e dos DVDs da Xuxa.
Ela reconhece as palavras VOVÓ, MAMÃE, PAPAI e PEDRO. Nós ficávamos mostrando as palavras a ela e falando, até que ela associou e, quando mostramos uma dessas palavras, ela fala. Outro dia ela estava brincando com o teclado do computador. Eu falava uma letra, e ela apertava a tecla correspondente. Aí, sem eu falar, ela apertou a tecla V e falou vovó!
Mas não pensem que fazemos essas coisas porque queremos adiantar as coisas. Sabemos que às vezes é até ruim para a criança adiantar certas fases, mas estamos estimulando esse lado da Amanda porque ela demonstra gostar de aprender esse tipo de coisa. Quando sentamos na frente do computador, ela logo vem falando “AAA”, pra gente abrir o Word e escrever as letras e números pra ela falar. Acontece o mesmo quando pegamos um papel pra desenhar. Então, já que ela gosta, vamos continuar estimulando, né? 🙂
A Amanda está em total clima de Copa! Quando perguntamos a ela “O que o jogador faz com a bola?”, ela grita GOOOOLLL!!!, e às vezes ainda fala “IL” (Brasil) depois. 😀
Quando falamos “Faz capoeira”, ela coloca as 2 mãos no chão e levanta uma perna pra trás, e ainda fica balançando a perninha. Uma gracinha! 🙂 E agora deu pra fazer alongamento! Ela começou, do nada, a juntar as 2 mãos nas costas e esticá-las, aí a gente falou “alongamento” na hora, pra ela associar. Agora, sempre que falamos pra ela fazer alongamento, ela faz esse gesto. 🙂
Agora nem dá mais pra fazer uma lista das palavras que ela fala, porque ela tem repetido tudo que a gente fala (sempre a última palavra da frase), então a cada dia são várias palavrinhas novas. Mas é claro que tem aquele vocabulário que ela fala mais, e fala por si só, sem ficar só repetindo. Mas as palavras que ela repete, acaba incorporando ao vocabulário depois de repetir algumas vezes.
Bom, acho que por hoje já está bom de babação, né? 🙂 Até apróxima, pessoal!
8 comentários