4ª consulta pediátrica

Nós babando e elas crescendo  /   /  Por Mônica Japiassú

4ª consulta pediátrica

A última consulta da Amanda foi 6 dias antes dela completar 4 meses, pra começarmos a acostumá-la com a papinha salgada antes de eu começar a trabalhar.

E vamos aos tópicos da consulta, como fiz da outra vez. Como não falei sobre a terceira consulta, vou colocar alguns tópicos dela aqui também.

  • Peso e estatura
    Com 3 meses, a Amanda estava com 58 cm e 5,800 Kg. Com quase 4 meses, estava com 61,5 cm e 6,050 Kg.

  • Sentar no colo
    Com 3 meses, a Amanda já ficava durinha quando a colocávamos sentada no colo, mas eu quis confirmar com a pediatra se podíamos deixá-la sentada no nosso colo mesmo e ela disse que sim. Atualmente, ela até já fica sentada no sofá, encostadinha. 🙂

  • Água do banho
    Até os 3 meses da Amanda, eu colocava água filtrada na banheira dela, sendo que fervia uma parte, pra que a água ficasse morna. A pediatra falou que não tinha mais necessidade de fazer isso e que poderíamos dar banho com água do chuveiro mesmo. A Amanda adora tomar banho! Já até bate as perninhas na água! A banheira dela tem o formato de uma ursa cor de rosa, aí sempre que a viramos pra ensaboar suas costas, ela dá de cara com o rosto da “Dona Ursa” e abre um sorrisão! É uma gracinha! 🙂

  • Tirar leite durante o dia
    A dra. Glória falou que é importante eu tirar leite durante o dia, pois pode diminuir a quantidade caso eu não tire. Ela disse que não deve secar completamente, mas diminuir, sim. E eu constatei logo no primeiro dia que nem dá pra eu ficar sem tirar leite, pois o peito fica muito cheio e duro, e até dói!
    O departamento médico de onde eu trabalho ofereceu pra eu tirar leite na sala de descanso e guardá-lo na geladeira deles. Beleza! 🙂

  • Quantos ml de leite dar para a Amanda por vez?
    Um bebê de 4 meses mama de 180 a 210 ml. Talvez a Amandinha até mame isso no peito, mas quando minha mãe tenta dar na mamadeira, ela não mama isso tudo não! E quando eu tiro leite com a bombinha, também não sai isso tudo. Eu poderia até pensar que não tenho leite suficiente pra ela, mas como ela acaba de mamar e não fica reclamando (e às vezes até golfa), acho que o estômago dela fica satisfeito, né? 🙂

  • Amamentar deitada
    Umas 2 ou 3 vezes, eu estava com tanto sono quando a Amanda acordou pra mamar, que eu pedi pro Celinho trazê-la para a cama e fiquei deitada, com ela mamando também deitada do meu lado. Uma amiga minha me falou que leu que isso pode causar otite no bebê, pois o leite pode ir pro ouvido, e a dra. Glória confirmou, dizendo que não é bom amamentar desse jeito.

  • E se eu ficar resfriada?
    Perguntei que remédios eu posso tomar sem o risco de sair no leite, caso eu fique resfriada. Ela disse que só posso tomar vitamina C e, caso eu fique com febre, Tylenol ou Novalgina.
    Em tempo: de domingo pra cá, minha garganta começou a doer e comecei a tossir muito. Ontem acordei rouca, aí resolvi ir ao pronto socorro. A médica falou que estou com faringite aguda e falou pra eu tomar Amoxil e Fluimucil. Liguei pra dra. Glória pra confirmar se não faria mal à Amanda e ela disse que eu posso tomar esses remédios numa boa.

  • Papinha de frutas
    Com 3 meses, a Amandinha começou a comer frutinhas amassadas à tarde. As frutas permitidas são: maçã, pera, banana, caqui, mamão e fruta do conde. Por enquanto, a fruta que a Amanda mais gosta é caqui. Maçã, ainda não consegui dar, pois só encontro maçã gala pra vender, que é dura e não dá pra raspar bem até virar papinha. E também não dei ainda fruta do conde, porque haja paciência pra ficar tirando caroço por caroço da fruta, né? 🙂

  • Remédios
    Na 4ª consulta, a dra. passou 2 remédios pra Amanda passar a tomar: Cewin gotas (vitamina C) e Noripurum (ferro). E é pra tomar o Vita-Ped só até acabar o frasco que ela estava tomando.

  • Vacinas
    Já está na hora de tomar a 2ª dose das vacinas tetravalente, que pode dar reação (mas na 1ª dose a Amanda só teve uma febrinha de 38º e mais nada!), Prevenar e Meningo C. Acho que já falei que a única reação que essas 2 últimas dão é no bolso dos pais, né? 🙂 Elas não são dadas em postos de saúde e são bem caras!

  • Por que os bebês choram quando estão com sono???
    Tive que tirar essa dúvida existencial com a pediatra! Sempre que a Amanda está com sono, começa a chorar. Às vezes até chega a se esgoelar, parecendo que está sentindo alguma dor. Porém, é só dançarmos com ela, que ela dorme rapidinho. Uma vez, ela ficou se esgoelando muito no carro, aí eu e minha mãe resolvemos abstrair e deixá-la chorar, afinal não tinha o que fazer (eu nem podia dar de mamar porque era eu que estava dirigindo). De repente, o choro parou. Ela tinha dormido! Mas foi muito de repente mesmo. O choro nem foi diminuindo aos poucos. Cessou de vez! Hehehehe!
    Bom, mas voltando à questão, a pediatra falou que os músculos do bebê vão relaxando e isso o incomoda, e por isso chora. Até que parece fazer sentido, pois às vezes a Amanda fica se esticando toda quando está com sono. Deve ser pra forçar os músculos a ficarem contraídos, né? 🙂

  • Cardápio da Amanda
    Já falei no post passado como ficou o cardápio da Amandinha. A sopinha da noite, só é pra dar caso a Amanda sinta fome antes de eu chegar, mas vou preferir que minha mãe dê uma mamadeira pequena de leite meu, só pra enganar o estômago dela até eu chegar e ela mamar no peito.

  • Potinhos da Nestlé
    A dra. Glória falou que podemos dar aqueles potinhos de papinha numa boa pra Amandinha. Durante a semana, minha mãe tem feito a sopinha dela, cozinhando a carne e os legumes, mas eu e Celinho resolvemos (depois do fiasco que aconteceu no domingo passado) que nos fins de semana vamos dar os potinhos mesmo.
    O que aconteceu foi o seguinte: no domingo eu estava com o corpo mole, mas quis fazer a sopinha dela pela primeira vez mesmo assim. Confesso que não sou muito boa na cozinha e nem faço muita questão de ser, mas nas vezes em que tentei fazer alguma comidinha gostosa pro Celinho, até que me saí bem. 🙂 Então, a papinha da Amandinha tinha que sair boa também, já que eu ia fazer com muita boa vontade, né? Ledo engano! A beterraba demorou muuuuuito pra cozinhar, aí não ficou mole o suficiente pra ficar pastosa, e a carne também não ficou tão pastosa, mesmo passando no liquidificador. Aí, fui colocando mais caldo pra bater a carne, e a papinha ficou líquida. Resultado: fiquei 2 horas na cozinha, a Amandinha não quis comer nem 3 colheres e acabei dando peito pra ela mamar.
    Quem sabe depois que esse trauma passar, eu tente fazer uma papinha pra ela de novo? 🙂

  • Gostou desta matéria? Leia estas também!

    Blog renovado! Clique aqui para ir para nosso novo blog!

    Blogagem coletiva >> Relato de parto O relato de hoje não é do parto da Amanda (que pode ser visto...

    Disney World >> Visto americano – Parte 2 Continuando os posts desta série, hoje farei um resumo do...

    16 comentários
     
    1. Ana Bia 14 de novembro de 2009 at 04:35 Responder

      Adorei seu blog , tomo conta de 2 bêbes gêmeos , faço durante a semana , sopinha de batata, cenoura , abóbora , um bocadinho de sal, hj até coloquei uma couve flor um galhinho , mas naum usa sopa da nestle não . minha sobrinha as vezes usa pro filho dela , da um dó. vc perde um tempo na cozinha mínimo , mas vc sabe que vc quem fez a sopinha sabe . não gosto do cheiro daquelas sopinhas não . são sopas industrializadas com conservantes , mesmo que digam que não contem . acho bem dificil .uma carne conserva naquele potinho
      espero que tenha ajudado .
      bjão

    2. Josi 1 de março de 2008 at 16:06 Responder

      Olá…. vc não me conhece, mas tenho um bebe de 3 meses e estou começando a dar frutinhas pra ele, o seu blog me ajudou mto, pois vou voltar a trabalhar qdo ele estiver com 5 meses e ate la quero q ele esteja comendo comidinha… e vi que é possivel eu voltar a trabalhar e ele nao precisar tomar leite em po assim como sua gatinha…… parabénssss

    3. Neusa 2 de fevereiro de 2007 at 12:13 Responder

      Navendo no site encontrei este relatório… adorei… meu bebê está com 4 meses… me vi como você… desesperada na cozinha… sou um fiasco pilotando o fogão.. ainda bem que meu bebê tem um avó… senão ele optaria por ficar tomando NAN pro resto da vida.

    4. Erika 22 de novembro de 2006 at 16:50 Responder

      Olá, estava procurando na net sobre papinhas para bebe, pois a minha filhinh começou a comer esta semana a papinha slgada e odiou! Gostaria de saber como vc fez para começar a introduzir a papinha salgada para ela, foi muito dificil? Vc deu um legum de cd vez ou ja misturou vários!!! Aguardo resposta ansiosamente!!

    5. wanessa 6 de maio de 2005 at 11:07 Responder

      Vim desejar um lindo dia das mães… Que Deus te abençoe e te dê anos e anos de vida… saude… pra ver e compartilhar cada momento e cada conquista da Amandinha!! Deus lhe guarde!

    6. Carlos Marcelo 3 de maio de 2005 at 22:04 Responder

      Camila (proeco),
      Não estamos interessados, obrigado.

      Seus comentários foram excluídos já que você está fazendo publicidade não autorizada. Em suma, spam não é permitido.

    7. Paty 3 de maio de 2005 at 16:17 Responder

      Caramaba fazia um tempão q não vinha até aqui….e como tá moça a Amandinha…continua fofucha….deve estar sendo dificil acabar a licença…afinal…tanto tempo juntinhas…um grande beijo…

    8. lis 2 de maio de 2005 at 15:57 Responder

      menina………..li tudinho o dossie e inclusive tirei umas ideias para minha nenem q vai ter a 4 consulta semana q vem…………hehehe….beijos lis

    9. vilmajapi 2 de maio de 2005 at 11:51 Responder

      É… as papinhas às vezes não s~so aceitas. Mas bebes às veze~s também não querem comer salgado, só papinhas doces. Isso acontece com Lara também. Aindas bem que Amandinha está com a vovó direto, pois Lara que fica com uma babá , que é ótima, mas não tem muita imaginmação com a alimentação de bebês, fica muito mais difícil esta questão. Mas os pais já estão querendo voltar a La ra para a creche de novo, pois lá a alimentação é mais controlada.

    10. Dany e Isadora 2 de maio de 2005 at 09:26 Responder

      OI Mô que bom que a Amandinha e vc estão se adaptando rápido, agora mamndo na chuquinha ela vai fica rmais saciada!Adoro saber tudo e esse dossiê está completo! queremos fotos!!! mil beijos

    11. Mi 2 de maio de 2005 at 08:55 Responder

      Mo
      Acho que estas tentativas com as papinhas são bem normais, e não costuma ser na primeira vez que saem as melhores papinhas….
      Continue tentando sim!
      bjos

    12. Dani Batalha 2 de maio de 2005 at 08:37 Responder

      Ai que fofa, ela deve estar liiinda!
      Beijos

    13. Rachel e Arthur 2 de maio de 2005 at 00:14 Responder

      Olá… Adorei o relatório! Aprendi algumas coisinhas… Boa semana pra vcs! Bjocas…

    14. Leo (padrinho junto com a Adrinha) 30 de abril de 2005 at 22:59 Responder

      Caramba! Isso é que é dosiê completo da Amandinha…

    15. Carlos Marcelo 30 de abril de 2005 at 09:11 Responder

      Vc esqueceu de dizer que a Amandinha não quis, mas eu adorei a papinha q vc fez para ela! Nham Nham! :p

      Aliás, não pode fazer propaganda no blog! 😉

    16. Lúcia Japiassú 29 de abril de 2005 at 22:08 Responder

      Essa semana de adaptação com a Amandinha está sendo muito engraçada. A cada dia ela vai amadurecendo algum comportamento.
      Hoje, por exemplo, não precisei dar suquinho nem leitinho da mamãe de conta-gotas. Ela aceitou o bico da mamadeirinha pequenininha . Nossa! que alívio!(para ela, não para mim, pois ela mama continuamente e acho que sacia mais a fominha)
      E hoje não chorou às 17,30h, como fazia diariamente. Ela ficou calminha até a mamãe chegar. A última refeição dela foi papinha de maçã, às 15,50h, + ou -.
      É muito bom ver que a cada dia que passa tudo vai se acomodando.
      Amandinha, TE AMO MUITÃO!

    Deixe uma resposta