7ª consulta pré-natal
Anteontem fomos a mais uma consulta com a dra. Julieta, pra mostrar o resultado da ultra, dos exames de sangue e tirar um monte de dúvidas.
Felizmente, a palavra que mais ouvimos foi “normal”. 🙂
Eu estava um pouco preocupada com o resultado dos meus exames de sangue, pois estou com as plaquetas bem abaixo do normal (o valor de referência mínima é de 150 mil e eu estou com 119 mil), e as hemácias estão um pouquinho abaixo também. Mas a doutora falou que isso é normal em gestantes e que o resultado que mais interessava pra ela era de outras coisas lá que estão normais.
Com relação à ultra, ela falou que a Amandinha está um pouco acima do peso pro meu tempo de gestação. De acordo com os valores que ela nos mostrou, ela está com 250g a mais do que deveria. Então, tenho que controlar minha alimentação pra não engordar (e conseqüentemente, a Amanda engordar também) muito, senão babau parto normal!
Mas a doutora falou que o fato de ela estar pesadinha tem seu lado bom. Lembram que deu um probleminha no doppler que eu fiz, acusando que há uma incisura no fluxo de sangue entre o útero e a placenta? Pois é, ela disse que se houvesse algum problema, a Amanda estaria magrinha. Então, essa incisura não deve estar atrapalhando no fluxo de nutrientes para a minha princesinha! 😀
Ela me pesou e só engordei 1,2 Kg! 🙂 E minha pressão estava 11 x 7 (continua ótima!).
E sobre as minhas dúvidas, levei uma listinha pra não esquecer de perguntar nada!! 🙂 Eis as mais importantes:
Posso dirigir enquanto me sentir bem pra isso, porém ela disse que acha mais seguro eu andar de ônibus, já que dirigindo há mais chances de eu me envolver em algum acidente no trânsito. Não por mim, porque eu dirijo muito bem 😉 , mas outros motoristas estressadinhos podem acabar batendo em mim, né?
Posso pegar sol, desde que use protetor solar, pois ela disse que posso ficar com a pele manchada. Acho que não vou arriscar não, afinal já devo estar há mais de um ano sem ir à praia, então não custa nada ficar mais alguns meses, né? 🙂
É comum as grávidas terem prisão de ventre e este mal resolveu me atacar nas últimas semanas. A doutora já tinha me receitado um remédio chamado Naturetti pra esse caso, mas eu não sabia se podia tomá-lo todos os dias. Ela disse que sim.
Falei sobre como minhas mãos têm ficado durante a noite e logo que acordo. Adivinhem o que a médica falou??? Isso mesmo! É normal! 🙂 Acontece isso por causa de retenção de líquido e não há nada que eu possa fazer pra evitar. Perguntei se seria bom eu cortar totalmente o sal da alimentação e ela disse que não é o sal que causa o inchaço.
Às vezes estou em pé e sinto uma fisgada na perna, como se puxassem algum nervo meu que pega a perna toda. Mas é só eu mover a perna que passa. E aí? Isso é normal! Heheheheheh!!
Uma vez eu e o Celinho vimos uma reportagem sobre doação do cordão umbilical, para usarem as células tronco para a cura de certas doenças. Perguntamos sobre isso à médica e ela falou que para doação não é necessário e nem é comum, já que em hospitais públicos podem pegar quantos cordões umbilicais quiserem para esse fim, então não há interesse em irem em hospitais particulares pra pegarem doações desse tipo.
Mas ela explicou outra finalidade bem interessante para o cordão umbilical, que serve como um seguro pro nosso bebê: nós guardaríamos as células tronco do cordão umbilical (que, pelo que ela explicou, é apenas o sangue dele) e, caso a Amanda tivesse alguma doença no futuro (por exemplo, leucemia), usaríamos as células tronco dela mesma pra curá-la. E as células tronco também podem ser usadas para os irmãos dela.
O “pequeno” problema disso é o custo: teríamos que desembolsar de cara R$ 4.000,00 para a coleta das células tronco e depois pagar R$ 500,00 por ano pelo seu armazenamento. Como é um seguro pra vida toda, nem é algo caro. Ou melhor, não seria algo caro, se eles parcelassem pela vida toda também, né? Heheheheh!
9 comentários