Planilhas para finanças pessoais

Dinheiro  /   /  Por Carlos Marcelo Bianchi

Após a exibição da matéria sobre Infidelidade Financeira que passou no dia 07/01/2013 no programa Mais Você da TV Globo, que mostrou a Família Quadrada dando entrevista sobre controle de finanças pessoais e sobre dinheiro sem fronteiras, recebemos dezenas de pedidos pelas planilhas para finanças pessoais que usamos para realizar nossos controles.

As que seguem abaixo são versões simplificadas das que usamos. Isso porque ambos trabalhamos com TI, somos Analistas de Sistemas e, como só nós dois as utilizávamos e fomos incrementando com o tempo, é preciso fazer antes um manual para outra pessoa conseguir usar. Hehehe! 🙂 Prometo que, em breve, mostraremos a “planilha” que usamos de fato, explicando como utilizar. Não é difícil, mas precisa mesmo de algumas instruções.

Tivemos mais algumas outras solicitações que vamos responder mas, para a maioria das pessoas conseguir dar o primeiro passo, baixar a planilha e adquirir o hábito de preenchê-la é, sem dúvida, indispensável.

Modelo de planilha para controle de Orçamento Doméstico

Modelo de planilha para controle de Orçamento Doméstico

Esta planilha foi um modelo que utilizamos no início e dei uma arrumada hoje, melhorando as fórmulas, colocando exemplos e alguns comentários para orientação:

Modelo de planilha para controle de orçamento doméstico da Família Quadrada

Uma recomendação de consulta que fazemos é o site Mais Dinheiro, do Gustavo Cerbasi. Lá tem muitas outras planilhas interessantes, vale a pena conferir.

E a mais recente planilha eu chamo de Planilha para Projeção dos Gastos Futuros. Essa é a minha preferida pela simplicidade e porque, com ela, a gente rapidamente percebe se é possível assumir grandes gastos, fazendo simulações e observando. Imagine que você tem um projeto de grande valor como comprar um carro, fazer uma viagem longa, reformar a casa, realizar o casamento etc. Tudo indica que você tem dinheiro, mas como estará sua saúde financeira daqui a 3 meses? 6 meses? É isso que essa planilha ajudará a te responder.

Diferente da planilha anterior, que visa controlar o que aconteceu, passado, com um detalhamento grande, nesta você trabalha com valores estimados para o futuro. Ela vai fazendo a soma e sinalizando se você tem chances de entrar no vermelho antes, durante ou depois da realização do sonho. Recomendo que esta planilha só seja usada depois que a pessoa tiver uma ideia madura de suas despesas e receitas pois o tempo todo você trabalhará com estimativas. Ela não serve para projetos de longo prazo (maiores que 3 anos) como, por exemplo, a compra da casa própria, pelo fato de essa operação envolver muitos outros fatores como inflação, taxas etc.

Planilha para Projeção dos Gastos Futuros

Planilha para Projeção dos Gastos Futuros

Detalhe técnico: essa planilha só funciona a partir da versão 2010 do Excel.

Quem baixar e tiver dúvida, é só deixar um comentário que a gente responde.

 

Gostou desta matéria? Leia estas também!

O que você faria com 200 milhões? Essa foi a pergunta que a Amanda fez pra mim e pro Marcelo ontem....

No quadro Pode Perguntar! que estamos fazendo no Snapchat, nos pediram dicas de livros...

Cuidado ao associar recompensas às atividades que seus filhos DEVEM fazer. Quem nunca falou para...

40 comentários
 
  1. Bruno 18 de janeiro de 2023 at 22:12 Responder

    Estou tentando baixar a planilha mas quando clico no link ele não carrega ou carrega infinitamente, como faço pra resolver isso?

  2. denise 29 de setembro de 2016 at 16:03 Responder

    gostaria de receber a planilha, obrigada!

  3. Carlos Marcelo Bianchi 26 de julho de 2016 at 20:34 Responder

    Olá, Leila! Quando você abrir a planilha, veja se o Excel está dando algum aviso de que a planilha está bloqueada para edição. Você vai precisar clicar na opção “Habilitar edição”, para conseguir editar as células da planilha.

  4. Leila Ferruci 26 de julho de 2016 at 14:20 Responder

    Olá entrei em modelo de planilha, ela baixa mas não consigo tirar da planila na lateral esquerda os exemplos, como eu faço isso?

    • Mônica Japiassú 26 de julho de 2016 at 14:15 Responder

      Olá, Leila! Quando você abrir a planilha, veja se o Excel está dando algum aviso de que a planilha está bloqueada para edição. Você vai precisar clicar na opção “Habilitar edição”, para conseguir editar as células da planilha.

  5. telma 26 de janeiro de 2016 at 11:00 Responder

    gostaria de receber a planilha

    • Mônica Japiassú 26 de janeiro de 2016 at 11:04 Responder

      Olá, Telma! Você pode baixar as planilhas por meio destes links do próprio post: “Modelo de planilha para controle de orçamento doméstico da Família Quadrada” e “Planilha para Projeção dos Gastos Futuros”. Caso não consiga, nos avise, por favor.

  6. Ana Carolina 30 de setembro de 2014 at 23:28 Responder

    Olá!! Gostei muito da planilha de vocês. Adaptei meus gastos, mas não estou conseguindo conciliar as duas tabelas, mesmo colocando a mesma descrição. Como eu faço? Obrigada!!

    • Carlos Marcelo Bianchi 1 de outubro de 2014 at 05:14 Responder

      Olá Ana. Que bom que gostou, espero que esteja sendo útil. No lado esquerdo são categorias (ex: curso) e no direito você faz o detalhamento (ex: curso de inglês, curso de culinária), marcando o dia e o valor. Como a parte inicial do detalhamento é igual ao texto da categoria (“curso”), o valor colocado ali é transferido e somado para o lado esquerdo, ao lado da categoria. Caso não esteja funcionando assim, pode ser um problema na fórmula. Se quiser, pode enviar a planilha para gente dar uma olhada pelo email: [email protected].

  7. Gustavo 9 de outubro de 2013 at 09:48 Responder

    Bom dia. Parabéns pelo trabalho de vcs. Tenho uma dúvida no preenchimento da planilha. na realidade, eu estava começando a utilizar a planilha do Cerbasi, me deparei com a dúvida e tentei achar solução, aí encontrei vcs por aqui. Se puderem me ajudar eu agradeço. Minha dúvida é como faço o lançamento na planilha das minhas compras feitas no crédito do cartão, pois o que eu comprei em setembro, e até mesmo nos últimos dias de agosto, será pago no início do mês de outubro. Ou seja, é um consumo de outro mês, mascarando a realidade do mês atual. Devo considerar estes gastos sendo uma média mês a mês, mudar a forma de compra para débito, ou de que forma poderia interpretar estas informações? Outro agravante é que recebo no dia 10, em cheque, ou seja, as vezes o dinheiro está na mão só no dia 12 ou 13, então contas de início do mês são pagas com saldo do salário passado, enfim, dá um “nó no cérebro” para conseguir chegar a uma forma ideal de preenchimento e controle…kkkk…. Não se se me fiz entender, mas agradeço a atenção. Um abraço e sucesso pra vcs.

    • Carlos Marcelo Bianchi 11 de outubro de 2013 at 05:35 Responder

      Olá Gustavo! Quando fizemos a planilha, não tínhamos pensado nessa situação, mas tenho sugestões a fazer que podem te ajudar. Qual o SEU objetivo ao utilizar a planilha para controlar os gastos? Mapear onde você está gastando o dinheiro para controlar suas despesas ou qual o saldo (receitas ou despesas) mês a mês? Se o objetivo for o primeiro, você deve lançar na data que você realizou a compra pois, assim, sua análise ficará mais fácil. Por exemplo, no dia 31/08 você gastou 500 reais com presente para seu afilhado. Então, mais de um mês depois, na fatura do cartão, o contexto da compra vai sumir no meio de tantas outras que ocorreram no decorrer do mês de Setembro. Enquanto que na intenção de administrar melhor os gastos, você vai refletir e optar, nas próximas vezes, por um presente mais em conta ou alternativo. Se o objetivo for apenas controlar o saldo, então, basta fazer o lançamento do valor da fatura no mês do vencimento. Você enxergará que, naquele mês seu saldo será menor ou, talvez, negativo, mostrando que você deve reverter a situação de alguma forma. Sugiro você dar uma olhada na planilha de projeção de gastos futuros. Nela, você pode assinalar os itens e sinalizar a data em que eles serão efetivamente debitados. Eu a criei para gente realizar grandes projetos sem estourar o orçamento 6 meses depois. Por exemplo: uma viagem, a compra de um carro, a compra de uma casa, uma TV super bacana, um computador e até um curso no exterior. Tendo novas dúvidas, pode voltar. Depois conte sua experiência para nós.

      • Gustavo 11 de outubro de 2013 at 08:13 Responder

        Muito obrigado pelo retorno Carlos Marcelo. Sucesso pra vocês! Abraço.

  8. edson luiz de moura 30 de junho de 2013 at 13:01 Responder

    bem vou baixar a planilha!porem estou com duvida meu orçamento esta estourado ,ou seja já estou com 60% do meu orçamento a mais ,creio e torço para daqui a 2 meses eu ter saído desta (detalhe foi um golpe estelionato)na troca do carro que me pós nesta situação,minha esposa pediu para ser mandada embora para resolvermos a situação. enfim tem como usar está planilha,nestas condição? obrigado

    • Carlos Marcelo Bianchi 30 de junho de 2013 at 18:54 Responder

      Edson, certamente a planilha ajudará a reorganizar o orçamento, ajudando-o a gastar menos do que vocês estão recebendo. Isso será ainda mais importante principalmente porque sua esposa vai deixar o emprego, reduzindo a renda familiar. Infelizmente imprevistos como esse podem acontecer com qualquer um, é sempre bom ter uma reserva de emergência para que não se deixe o orçamento mensal extravasar. Talvez seja o caso de ela buscar uma atividade que gere alguma renda e ela possa exercer em casa mesmo, para ajudar a manter o orçamento em dia. Depois volte para contar sua experiência, como vocês estão indo. Boa sorte.

  9. kAYRA CRISTINA 22 de março de 2013 at 10:25 Responder

    quero baixar a planilha, como faço ?

    • Mônica Japiassú 22 de março de 2013 at 11:02 Responder

      Kayra, há 2 links no decorrer do texto do post que levam para as duas planilhas que estamos disponibilizando: Modelo de planilha para controle de orçamento doméstico da Família Quadrada Planilha para Projeção dos Gastos Futuros Se tiver algum problema, é só escrever novamente. Abraços!

  10. Edson Flávio 1 de fevereiro de 2013 at 11:25 Responder

    Bom dia, Gostaria de adquirir planilha de projeção, como faço para adquiri-la? att

  11. fabiana 14 de janeiro de 2013 at 18:32 Responder

    Monica baixei a planilha e adaptei ao nossos gastos, mas nao consigo conciliar com a planilha dos gastos diários, nao sei mexer no excel e ai eu altero os nomes da planilha de lançamento diário, mas nao corresponde ao da outra tabela, vc tem alguma dica/solução pra isso? obrigada

    • Carlos Marcelo Bianchi 15 de janeiro de 2013 at 05:59 Responder

      Olá Fabiana. O que você colocar como descrição no lado esquerdo, deve se repetir no lado direito, pelo menos o início. Exemplo: lado esquerdo => Luz; lado direito: => Luz consumo 30kwh. Caso você ainda esteja tendo dificuldade, você pode mandá-la para o email [email protected] e vejo se as fórmulas estão corretas.

  12. Manuela Ribeiro 9 de janeiro de 2013 at 15:30 Responder

    olá, depois que assisti vcs no mais vc, fiquei mais empolgada para começar urgente meu planejamento, trabalhamos juntos, meu marido e eu, e temos uma renda unica, somos micro empresários, mas precisamos organizar nossas finanças. sempre estarei visitando o site e pedindo ajuda. Parabéns!

    • Carlos Marcelo Bianchi 10 de janeiro de 2013 at 10:55 Responder

      Olá Manuela. É um desafio interessante pois, embora vocês sejam 2, a fonte de renda é única. O maior conselho que já ouvi falar é de que NUNCA deve se misturar as despesas pessoais com a da empresa. Depois nos conte como vocês estão indo, temos uma enorme curiosidade em saber. Boa sorte.

  13. Flavia 9 de janeiro de 2013 at 10:36 Responder

    Olá! Parabéns pela iniciativa e organização. Baixei a planilha e estou com dúvidas quanto às fórmulas na coluna D… Como posso falar com vocês para tirar dúvidas? Ah, o link para o site do Gustavo Cerbasi está com erro. Obrigada!

  14. Simone 9 de janeiro de 2013 at 02:18 Responder

    Acompanho o blog faz tempo. É excelente a iniciativa de vocês de compartilhar com os leitores suas experiências. Admiro muito a organização da Família Quadrada.Meus parabéns!

  15. Fernanda 8 de janeiro de 2013 at 23:01 Responder

    Ola família quadrada,assisti vcs no programa mais vc e confesso que vcs me deixaram muito empolgada para iniciar um planejamento financeiro, já temos meio caminho andado pois compartilhamos da mesmA ideia, não temos divisões de contas; a renda da família e exatamente para o consumo e bem estar da família,adorei a organização financeira de vcs. Espero em breve ter melhores notícias de nosso planejamento financeiro.muito obrigado e sucesso!!!

    • Carlos Marcelo Bianchi 10 de janeiro de 2013 at 10:51 Responder

      Muito bom, Fernanda. Parabéns. Dê mais alguns passos e volte. É bom trocar experiências, compartilhar e mais pessoas verem que mais pessoas conseguem, que é possível depois de algum esforço.

  16. Jéssica Porfirio Moron Cruz 8 de janeiro de 2013 at 22:47 Responder

    Muito obrigado!!!!agora vou traballhar em cima dela.

  17. Carlos Marcelo Bianchi 8 de janeiro de 2013 at 16:32 Responder

    Pessoal, coloquei uma nova versão da planilha para projeção de gastos futuros. Fiz alguns ajustes nos valores de exemplo e melhorei as explicações dos comentários. Vale a pena baixar de novo.

  18. Cláudia Azevedo 8 de janeiro de 2013 at 14:01 Responder

    Eu não sou muito fã de excell, mas como vcs facilitaram tudo compartilhando a planilha de vcs conosco, prometo me organizar e manter a Planilha de Orçamento Doméstico atualizada. Vai que eu consiga economizar e sobre um dim dim, aí eu começo a usar a “Planilha de Projeção de Gastos Futuros”!! \o/ Quem diria que eu, a muitos anos atrás, procurando sites sobre casamentos, iria encontrar uma família que me ensinasse, dentre outras coisas, tb sobre economia doméstica!! Adoro essa Família Quadrada!!! Bjs!!!

    • Carlos Marcelo Bianchi 10 de janeiro de 2013 at 10:49 Responder

      Obrigado por nos acompanhar por tanto tempo, Claudia! O excel não é fácil mesmo para quem não conhece, mas rapidamente você pega o jeito e começa a fazer gráficos incríveis com apenas alguns cliques. Você pegou direitinho o espírito: primeiro relaciona, controla, conhece bem o cenário e, depois, sonha e planeja na outra planilha.

  19. alessandra elena lazarine figueroa 8 de janeiro de 2013 at 12:21 Responder

    assisti a matéria no programa Mais Voce, me identifiquei pois sou muito descontrolada, já tentei mas sempre escapo do orçamento.

    • Carlos Marcelo Bianchi 10 de janeiro de 2013 at 10:47 Responder

      Olá Alessandra. Nunca desista. Com a gente é assim algumas vezes e só sai depois da décima tentativa. É normal falhar no começo, mas, com persistência você consegue. Não precisa esperar virar o ano, o mês nem a semana: recomece amanhã, depois do almoço, daqui a pouco. 🙂

  20. Natalia 8 de janeiro de 2013 at 11:48 Responder

    Olá gostei muito do que vi na Ana Maria, não sou casada mas acredito que principalmente nesta situação precisamos ser controlados!

    • Carlos Marcelo Bianchi 10 de janeiro de 2013 at 10:45 Responder

      Olá Natalia. Na verdade, casado, solteiro, viúvo ou divorciado. 🙂 Desejar e planejar faz parte da vida, não só financeira. Seguimos essa linha para quase tudo que fazemos e, graças a Deus, tem dado certo na maioria das vezes. Boa sorte!

  21. Ana e Wilton Militão 8 de janeiro de 2013 at 09:44 Responder

    Caros Marcelo e Mônica,assiti a entrevista de voces na Ana Maria Braga, não costumo assistir muito,pois nesse horário estou trabalhando, más por coincidencia ou não, ontém dia 07/01, resolvi ficar assitindo e achei muito interessante a entrevista, eu sei q existem várias planilhas de custos, só q voces me impressionaram com a simplicidade e a seriedade com q voces lidam com essa situaçãoqaomeu ver tem q ser levado muito à sério,mesmo, só q vou confessar à voces eu não consigo e faço tudo ao contrário de voces, não é tanto o meu marido é mais eu quem acabo furando nosso orçamento, faço dívidas q nem ele sabe, gostaria muito q voces me auxiliassem no preenchimento da minha planilha, talvez voces nem consigam com tanta dívida q nós temos. aguardo uma resposta e por enquanto obrigada pela atenção e q voces continuem com essa missão e q Deus esteja sempre com sua famíla. Um abraço. AnaMilitão

    • Carlos Marcelo Bianchi 10 de janeiro de 2013 at 10:43 Responder

      Ana, reconhecer o ponto fraco da família é o primeiro passo. Tente, nesse caso, entender as razões que levam a você a furar o orçamento. Fazer dívidas para itens consumo, ainda mais sem ele saber, não vemos como boa prática, mas você pode reverter isso chamando seu marido para conversar e pedir para ele te ajudar. Tente, com as planilhas, colocar os gastos fixos e separar verbas para coisas que querem realizar. Se vocês fizerem isso, as chances de gastar o que não tem diminuem pois o dinheiro já terá um destinação.

  22. Lilia Faria 8 de janeiro de 2013 at 09:16 Responder

    Bem detalhada e realmente ajuda, eu vou utilizar. Gostei da expressão “o que indica que a sua saúde financeira…” rs é verdade. A planinha vai me ajudar a realizar a viagem para a disney, eba Beijos

    • Mônica Japiassú 10 de janeiro de 2013 at 12:22 Responder

      Que bom, Lilia! Depois nos conte como está indo o planejamento para a viagem. E depois nos conte como FOI a viagem! 🙂 B-jão!

Deixe uma resposta