No decorrer desses 12 anos (e alguns meses) de casamento, eu e Marcelo já ouvimos esta pergunta incontáveis vezes: como vocês arranjam tempo pra fazer isso tudo?
As pessoas ficam impressionadas por conseguirmos trabalhar fora por 8 horas diárias (mais as horas adicionais de trânsito e almoço), dar atenção e educação de qualidade às nossas duas filhas, levá-las para atividades extraescolares, nós dois fazermos atividades extras também (como dublagem e patinação), cuidar da rotina da casa da Família Quadrada, ter lazer com as meninas nos finais de semana e, ainda, manter nosso blog atualizado há quase 13 anos.
Hoje estamos aqui para revelar a resposta a essa pergunta! 🙂
O segredo, em duas palavras-chaves, é: priorizar com equilíbrio.
O que significa priorizar?
- Priorizar é definir a importância de cada atividade.
- Priorizar é fazer escolhas – e isso significa abrir mão de certas coisas.
- Priorizar é dizer não para atividades menos importantes naquele momento.
Enfim, priorizar ajuda a ter foco na atividade que você escolheu como a mais importante daquele momento (que pode ser uma hora, um dia, uma semana, um mês, enfim, depende do objetivo da sua priorização).
E por que é necessário ter equilíbrio?
Porque existem muitas coisas que você gostaria de fazer e concorrem entre si na hora de priorizá-las. Por exemplo, no final de semana, você está cheio de vontade de ir jogar futebol com os amigos, para relaxar da semana estressante que teve no trabalho. Ao mesmo tempo, o momento que você gastaria no futebol é a única brecha para você brincar com seu filho. E aí, o que priorizar?
Não há como julgar o que é certo ou errado na hora de priorizar e na hora de determinar um equilíbrio, pois cada família tem seus valores e dá importâncias diferentes a cada atividade. O importante é não deixar a vida te levar sem fazer um planejamento, porque sem prioridades, você vai acabar se deparando com uma penca de emergências uma hora ou outra – e nesse momento, será tarde demais para priorizar…
3 comentários