Ao chegarmos em casa hoje à noite, fui fazer sanduíches para lanchar com as meninas.
Depois de tudo preparado, falei para a Amanda levar o prato dela da cozinha até a mesa da sala. Quando estava chegando, ela deixou o prato cair – e o sanduíche se abriu e foi parar no chão. (sorte que o prato era de plástico!)
Falei para ela limpar o chão, peguei o prato com o sanduíche e o coloquei no lugar dela, sobre a mesa.
– Eu vou comer esse sanduíche que caiu no chão? – ela perguntou.
– Pode comer, o chão não está sujo.
– Prefiro ficar sem comer.
– Então tá, não come.
Eu e Letícia começamos a comer nossos sanduíches, e a Amanda ficou bebendo seu suco, sem olhar para nós. Percebi que estava segurando o choro. (e o coração da mamãe aqui começou a ficar apertadinho)
De repente, a Letícia perguntou se a Amanda queria um pedaço do sanduíche dela. Amanda aceitou, agradeceu, deu uma mordida, e senti que ela ficou emocionada com a atitude da irmãzinha. Segurou mais ainda o choro e seu nariz começou a ficar vermelho, bem como suas bochechas.
Eis que a Letícia solta: -Amanda, por que seu nariz está vermelho? E suas bochechas também estão ficando!
Nem eu nem a Amanda seguramos o riso nesse momento. Foi muito engraçado! Pra descontrair, eu falei para a Letícia que a Amanda estava virando a rena do nariz vermelho e ia ajudar o Papai Noel.
Depois dos risos, meu coração, que já tinha amolecido mais ainda, fez com que eu desse o que restava do meu sanduíche para a Amanda. E então as lágrimas dela rolaram, e ela disse:
– Eu chorei de tristeza e alegria. Primeiro, fiquei triste porque meu sanduíche caiu no chão e você tinha feito com tanto amor. E depois fiquei feliz porque a Letícia me deu um pedaço do sanduíche dela e você me deu o seu.
Conclusão 1: se eu tivesse preparado outro sanduíche para a Amanda depois que o dela caiu no chão, perderia a oportunidade de presenciar esses momentos tão lindos com as minhas filhas. :~)
Conclusão 2: as crianças precisam passar por frustrações de vez em quando para valorizarem mais as coisas boas que acontecem diariamente.
8 comentários