Lição 7: Não dê ouvidos ao que a sociedade pensa. Você pode viver aquilo em que você acredita.
Antigamente, na sociedade do passado: mulher não pode sair sozinha, ir trabalhar, não pode se divorciar, homem tem que ser a autoridade inquestionável da família. Mesmo após muitos anos, hoje a sociedade continua querendo impor seus valores, mas são coisas muito diferentes de outrora: você tem que separar o lixo, seja organizado, faça carreira meteórica, seja empreendedor seja onde for, cultive amizades, leia de tudo, cuide dos animais e dos mendigos, participe disso e daquilo, tenha interesse pela política, reclame, proteste, compre a casa, compre o carro, mostre status, tenha facebook, whatsapp, corra, nade, pratique esporte, vá ao médico sempre, faça comida saudável, ignore propagandas maliciosas, proíbam novelas e músicas, trabalhe somente com o que lhe faz feliz.
Só imperativos e, quando você menos percebe, não está vivendo sua vida; está tentando viver os valores que ficam alardeando em nossa cabeça o tempo todo, goela abaixo. Tudo ao mesmo tempo. Além de não conseguir, você vai se frustrar, se deprimir.
Parece que as pessoas estão perdendo seu direito de serem imperfeitas, de errarem, de escolherem o que fazer ou deixar de fazer e de fazer o que é possível, como se todo mundo fosse criança e não soubesse das consequências. Ou seja, a sociedade continua a mesma, pressionando as pessoas a seguirem o script social dela.
Aprendemos este ano a parar de ouvir o que a sociedade quer que nós façamos, e passamos a só ouvir, dentro de nós mesmos, o que queremos fazer, selecionando o que podemos fazer a cada momento.
Leia as lições anteriores:
3 comentários