Como contei em outro post, completaremos 10 anos de casamento no dia 30 de agosto. Contei também que comemoramos com antecedência, fazendo uma viagem a dois.
Inicialmente, pretendíamos viajar em um período que pegasse o dia 30/08, porém, depois de escolhermos qual seria nosso destino – Cancún -, descobrimos que no fim de agosto começa o risco de haver furacões por lá. Por isso, decidimos adiantar a nossa comemoração. Acabou sendo bom porque celebramos também o aniversário do Marcelo lá! 😀
Neste post, farei um resumo de tudo que aprendemos sobre Cancún. Depois vou fazendo outros posts contando quais foram as atividades que escolhemos fazer nos dias maravilhosos que passamos lá!
- Cancún
Cancún tem uma rua imensa, com mais de 20 quilômetros, chamada Avenida Kulkulcan, onde ficam os principais hotéis e atividades da cidade. Quase todos os hotéis ficam à beira do lindo mar azul do Caribe.
Este site mostra um mapa ótimo da cidade, inclusive com preços das tarifas dos hotéis, ao passar o mouse por cima de cada um: http://www.cancunfirstclass.com/mapa-de-cancun-por.asp.
- Comprinhas
Na Av. Kulkulcan há vários shoppings, alguns com lojas de grifes famosas, além de locais para comprar lembrancinhas típicas. A loja mais famosa para isso é a La Fiesta, que vimos em alguns pontos diferentes.
Também dá para comprar presentinhos legais e baratos em farmácias e nas lojinhas dos hotéis.
O centro de Cancún tem uma feira de artesanatos chamada Mercado 28, além de lojas/mercados conhecidos, como Walmart, Sam’s Club etc.
Este guia dá informações sobre os principais shoppings: http://viagem.uol.com.br/guia/cidade/cancun—compras.jhtm.
- Locomoção
É muito fácil se locomover de ônibus em Cancún. Para ir a qualquer ponto da zona hoteleira, dá pra pegar qualquer uma das linhas que passam por lá. Para ir ao Centro, basta pegar a linha R2 ou R15. Informações detalhadas aqui: http://viagem.uol.com.br/guia/cidade/cancun—circulando.jhtm.
Andar de táxi por lá não é caro, porém eles não têm taxímetro. Portanto, não se esqueça de perguntar antes qual será o valor da corrida.
Também há a opção de alugar um carro lá, mas não achamos necessário, já que as atrações mais distantes oferecem a opção de transporte, buscando e deixando as pessoas no hotel (pagando um valor adicional por isso, obviamente).
- Pagamentos
Todos os locais lá aceitam a moeda local (peso mexicano) e dólar americano. Geralmente, as pessoas dão o valor em pesos, mas é só você perguntar qual é o equivalente em dólares, que eles informam rapidamente. O ruim é que cada local tem uma conversão diferente. No nosso caso, variava entre 10 e 13 pesos para cada dólar.
Utilizamos Visa Travel Money em alguns lugares (mas o Walmart, por exemplo, só aceita até 150 dólares no VTM), além de cartão de crédito internacional e dólares (mas o troco era sempre em pesos mexicanos, neste caso).
- Fuso horário
Na época em que estávamos lá (julho), a diferença era de 2 horas a menos que o horário de Brasília.
- Idioma
O idioma falado é o espanhol, mas a maioria das pessoas também fala inglês, e alguns arranhavam um portunhol quando não entendíamos o que eles falavam. 🙂
- Atividades diurnas
Existem muuuuuitas opções de atividades para fazer durante o dia. Na praia ou na lagoa, dá para andar de jet-ski, parasail, windsurf, lancha, caiaque, fazer mergulho, dentre outras atividades.
Há vários parques e ilhas próprios para passar um dia inteiro: o Xel-Há é um parque ecológico, onde você pode mergulhar e nadar com várias espécies marinhas (inclusive golfinhos), além de brincar de Tarzan nas atividades com cordas; o Xcaret também é um parque ecológico lindíssimo, que exibe muitas espécies marinhas exóticas e é tido como uma das melhores atrações de Cancún; o Xplor é um parque com atrações mais radicais, como tirolesas, passeio em carro-anfíbio, exploração de cavernas com muitas estalactites etc.
Além dos parques, há ilhas com praias lindíssimas nas redondezas (mas mais distantes de Cancún), como Cozumel, Isla Mujeres e outras.
- Atividades noturnas
Cancún tem uma vida noturna agitada, com várias boates e bares interessantes, como Coco Bongo, Señor Frogs, The City, dentre outras.
Há também os passeios noturnos em barcos, como o Captain Hook, que víamos passando todos os dias no mar, com música alta, muitas luzes e muita animação.
Para finalizar, seguem alguns links úteis, com muitas informações sobre Cancún:
- Guia do UOL Viagem
- Mapa de Cancún
- Site Sol Brilhando
- Mochileiros.com
- Site Best Day
- Falando de viagem
5 comentários