Toda semana damos uma moeda de 1 real para a Amanda guardar em seu cofrinho.
Às vezes ela gasta algum dinheiro do cofrinho, como por exemplo quando pede pra comprar um algodão doce na porta da escola e eu digo que ela terá que gastar do seu dinheiro. Mas ela tem poupado mais do que gastado.
Há pouco tempo, compramos o audiolivro “O menino do dinheiro”, e a Amanda adorou ouvi-lo no carro, nas idas e voltas da escola e nos passeios de fim de semana. Depois disso, já deu algumas demonstrações de que entendeu direitinho a mensagem do livro, falando mais sobre guardar seu dinheirinho em vez de gastar com qualquer coisa.
Outro dia nós dois sentamos com a Amanda e contamos quanto dinheiro ela já conseguiu guardar. Depois perguntamos qual é o sonho dela, como ela vai querer gastar seu dinheiro. Ela respondeu na hora que quer comprar ou a escavadeira do Herbert ou a máquina do Gary (ambos brinquedos do Club Penguin, que ela viu em uma loja). Disse que vai pedir um dos dois de presente de aniversário, mas queria comprar o outro antes disso, já que seu aniversário ainda vai demorar muito pra chegar.
Então, a estimulamos a fazer as contas de quanto dinheiro falta para ela conseguir comprar um dos dois brinquedos (ela já sabia o valor dele) e pegamos um calendário. Fomos mostrando a ela quanto dinheiro ela terá a cada semana, até chegarmos ao total que ela precisa, o que acontecerá no dia 10 de novembro.
Como ainda é uma data bem longe, falamos que ela poderia usar a cachola pra tentar conseguir o dinheiro antes disso. Ela já pensou em uma forma: ajudar a vovó Lulu a encher os bonequinhos de pano que ela faz, em troca de umas moedinhas. Heheheheh!
Depois desse dia, o moço que vende algodão doce apareceu novamente em frente à escola. Ela me pediu para comprar, e eu disse que ela teria que usar seu dinheiro e a lembrei de seu sonho, dizendo que iria demorar mais 2 semanas para ela conseguir comprá-lo. Ela pensou um pouquinho e desistiu de comprar o doce.
Pode parecer crueldade negar um algodão doce para uma criança, mas penso que, dessa forma, estou ensinando minha filha a ter uma boa educação financeira e que esses ensinamentos trarão muitos benefícios no futuro. 🙂
No próximo post sobre este assunto, publicarei mais uma etapa recompensadora desses ensinamentos!
11 comentários