Após a exibição da matéria sobre Infidelidade Financeira que passou no dia 07/01/2013 no programa Mais Você da TV Globo, que mostrou a Família Quadrada dando entrevista sobre controle de finanças pessoais e sobre dinheiro sem fronteiras, recebemos dezenas de pedidos pelas planilhas para finanças pessoais que usamos para realizar nossos controles.
As que seguem abaixo são versões simplificadas das que usamos. Isso porque ambos trabalhamos com TI, somos Analistas de Sistemas e, como só nós dois as utilizávamos e fomos incrementando com o tempo, é preciso fazer antes um manual para outra pessoa conseguir usar. Hehehe! 🙂 Prometo que, em breve, mostraremos a “planilha” que usamos de fato, explicando como utilizar. Não é difícil, mas precisa mesmo de algumas instruções.
Tivemos mais algumas outras solicitações que vamos responder mas, para a maioria das pessoas conseguir dar o primeiro passo, baixar a planilha e adquirir o hábito de preenchê-la é, sem dúvida, indispensável.
Esta planilha foi um modelo que utilizamos no início e dei uma arrumada hoje, melhorando as fórmulas, colocando exemplos e alguns comentários para orientação:
Modelo de planilha para controle de orçamento doméstico da Família Quadrada
Uma recomendação de consulta que fazemos é o site Mais Dinheiro, do Gustavo Cerbasi. Lá tem muitas outras planilhas interessantes, vale a pena conferir.
E a mais recente planilha eu chamo de Planilha para Projeção dos Gastos Futuros. Essa é a minha preferida pela simplicidade e porque, com ela, a gente rapidamente percebe se é possível assumir grandes gastos, fazendo simulações e observando. Imagine que você tem um projeto de grande valor como comprar um carro, fazer uma viagem longa, reformar a casa, realizar o casamento etc. Tudo indica que você tem dinheiro, mas como estará sua saúde financeira daqui a 3 meses? 6 meses? É isso que essa planilha ajudará a te responder.
Diferente da planilha anterior, que visa controlar o que aconteceu, passado, com um detalhamento grande, nesta você trabalha com valores estimados para o futuro. Ela vai fazendo a soma e sinalizando se você tem chances de entrar no vermelho antes, durante ou depois da realização do sonho. Recomendo que esta planilha só seja usada depois que a pessoa tiver uma ideia madura de suas despesas e receitas pois o tempo todo você trabalhará com estimativas. Ela não serve para projetos de longo prazo (maiores que 3 anos) como, por exemplo, a compra da casa própria, pelo fato de essa operação envolver muitos outros fatores como inflação, taxas etc.
Detalhe técnico: essa planilha só funciona a partir da versão 2010 do Excel.
Quem baixar e tiver dúvida, é só deixar um comentário que a gente responde.
40 comentários