Há muito tempo não compramos um livro impresso. Ultimamente, tenho dado preferência aos audiolivros, para tornar produtivas as horas que passo diariamente no trânsito. Consigo ouvir um ou dois livros por semana, desse jeito.
Abri exceção para o livro “Os segredos dos casais inteligentes“, do Gustavo Cerbasi. Como não foi lançada a versão em áudio e não podíamos deixar de ler esse lançamento dele, compramos o livro impresso mesmo.
Li em uma semana, mantendo o livro na bolsa e lendo sempre que tinha um tempinho livre: quando almoçava em menos de uma hora, gastava o restante do tempo lendo; quando tinha que esperar a hora de saída da escola das meninas, lia mais um pouco. E lamentava quando tinha que interromper a leitura, que estava tão boa, que eu seria capaz de ler tudo de uma vez só!
O assunto principal do livro segue o foco do trabalho do Gustavo Cerbasi: como se relacionar com o dinheiro. Porém, esse livro vai muito além das finanças – é uma lição de vida para o relacionamento de qualquer casal, mesmo aqueles que não gostam de falar sobre dinheiro.
A propósito, o que mais nos chamou a atenção no Gustavo desde que começamos a ler seus livros foi o valor que ele dá à união da família, à conversa franca entre o casal, à educação dos filhos. Em “Os segredos dos casais inteligentes“, bem como em “Pais inteligentes enriquecem seus filhos”, esses valores estão ainda mais explícitos.
Ele fala coisas como “Sinceridade e confiança são pré-requisitos para um relacionamento sadio.” e “O diálogo fortalece uma relação honesta ou evita que uma situação insustentável se prolongue desnecessariamente.” – essas frases se encaixam perfeitamente em qualquer coisa da vida de um casal, e não só nos assuntos financeiros.
Mas não pensem que esse é um livro de terapia para casais. 🙂 A essência dele é ensinar os segredos para que os casais tenham uma boa vida financeira juntos, planejando, economizando, investindo, gastando conscientemente, realizando sonhos, se divertindo. Mostra até determinadas situações em que contrair uma dívida pode ser mais vantajoso do que diminuir seu patrimônio.
Reflitam: como vocês lidam com o dinheiro atualmente? Leiam o livro e depois venham nos contar como ele fez a diferença na vida de vocês!
6 comentários