O que faz o amor durar?

Casamento  /   /  Por Mônica Japiassú

Ontem vi a notícia do divórcio do Bill Gates. Ele escreveu: “depois de 27 anos de casamento, depois de muito pensar e de trabalhar bastante em nosso relacionamento, não acreditamos mais que podemos crescer como casal.”

Fiquei triste. Sempre fico, quando vejo um casamento acabar – ainda mais depois de tantos anos juntos, tantas histórias vividas…

A primeira pergunta que vem à minha mente é: O que fez o amor acabar?

Eu sei que o amor não acaba de um dia pro outro. Sei que é um processo que, muitas vezes, o casal não consegue nem identificar quando começou.

Mas, se o casal parar pra refletir sobre os últimos anos, certamente vai perceber que algumas atitudes pequenas e diárias que eles faziam foram se esvaindo com o tempo…

Talvez um “eu te amo” que parou de ser falado, um beijo que deixou de ser dado, um cafuné que nunca mais foi feito…

Talvez as conversas, que eram frequentes e calmas, que passaram a ser mais espaçadas e com tom mais ríspido…

Talvez alguém de fora que tenha passado a dar mais atenção do que o casal tinha dentro de casa…

Talvez… talvez… talvez…

Talvez seja uma utopia de minha parte ter a esperança de que os casais passem a perceber essas “pequenas coisas” que vão fazendo o amor diminuir, a tempo de reverter o processo que faz o amor chegar ao fim.

Porque, sim, eu acredito fortemente que isso é um processo que dura meses ou anos. E se o casal conseguir perceber isso enquanto ainda existe amor por parte dos dois, eu acredito que é possível fazer o amor voltar a crescer – e durar.

E você, que está aqui lendo esse texto, o que pensa sobre esse assunto?

Pra você, o que faz o amor durar?

Gostou desta matéria? Leia estas também!

A Mônica da esquerda tem 35 anos. Está superfeliz porque está realizando um sonho de infância:...

Quem nos conhece sabe que a gente adooooooora jogar e brincar em família! Além de nos divertir...

Nosso casamento atingiu a maioridade!! 😍 E pra comemorar essa data tão especial, eu pedi para a...

12 comentários
 
  1. Maria Celia Alvim 9 de junho de 2021 at 12:42 Responder

    Mônica, saiu errado, o dinheiro não fortalece nada, bjs

  2. Maria Celia Alvim 9 de junho de 2021 at 12:40 Responder

    Querida esse mês eu e Sergio estamos fazendo 42 anos de casados, 44 de namoro e 48 que nos conhecemos, simplesmente uma vida inteira, a primeira coisa que posso dizer que a união se fortalece tendo dinheiro, isso não existe, o que realmente vale em primeiro lugar o amor, depois o companheirismo, a confiança, a amizade, a cumplicidade e acima de tudo a lealdade, a confiança mútua, posso dizer que não foi tudo flores,que continuamos nos amando desde o primeiro beijo e construímos juntos uma família linda e unida, graças a Deus.Bjs

    • Mônica Japiassú 9 de junho de 2021 at 18:47 Responder

      Que alegria receber seu comentário aqui no nosso blog, Célia! U-A-U!! O amor de vocês já dura muuuuuito tempo mesmo! Fico muito feliz quando vejo casais como vocês, que AGEM dia após dia pra fortalecer o amor! Obrigada por deixar seu depoimento aqui! Beijos e muitas felicidades pra vocês!

  3. Alexandre Japiassu 6 de maio de 2021 at 11:40 Responder

    Acho que as pequenas coisas do dia a dia podem fortificar ou derrubar o relacionamento. Precisamos ajustar o olhar sempre considerando que somos um só e que toda ação reflete nos 2. Assim, o apoio mútuo, a admiração e a solução de problemas serão constantes.

  4. Thais R. 4 de maio de 2021 at 22:58 Responder

    Acredito que o que faz o amor durar são várias conexões ao mesmo tempo, conexão mental, espiritual (suas crenças e a forma que você vive) e a conexão amorosa (e tanto atração física). Além do cotidiano, serem unidos e tendo tempo para o casal. 🙂

    • Mônica Japiassú 5 de maio de 2021 at 08:56 Responder

      Obrigada pela sua contribuição, Thais! Realmente, o que faz o amor durar é um conjunto de coisas, e não apenas uma! Gostei do que você escreveu! 🙂

  5. Amanda Japiassú 4 de maio de 2021 at 17:08 Responder

    Adorei o seu ponto de vista! Também acho que, quando o casal deixa o relacionamento cair na rotina, vai parando de fazer coisas sem perceber e acaba diminuindo o amor aos poucos. Acho que o que faz o amor durar é principalmente ambos se mostrarem presentes na vida uns dos outros, demonstrando que se amam <3

    • Mônica Japiassú 4 de maio de 2021 at 17:39 Responder

      Fiquei feliz com seu primeiro comentário aqui no blog! 😀 Obrigada por deixar a sua contribuição! Eu concordo com você! 🙂

  6. Carlos Marcelo Bianchi 4 de maio de 2021 at 16:47 Responder

    Belo texto! 🙂 O caso deles é bastante curioso porque, teoricamente, eles tinham todos os recursos do mundo para reverter a situação, mas, parece que em algum ponto eles devem ter se dado conta que não havia mais interesse em manter aquele relacionamento e, provavelmente, outros interesses surgiram.

  7. Carol Portela 4 de maio de 2021 at 15:09 Responder

    Para mim são as ações diárias mesmo, e a vontade constante de continuar construindo coisas juntos (compartilhando interesses, sonhos, vontades). Precisa de esforço e atenção mútua sempre. Aqui nós temos buscado a cada dia prestar atenção nas nossas ações, no que é importante para o outro, e sempre sonhar/desejar juntos.

    • Mônica Japiassú 4 de maio de 2021 at 17:40 Responder

      Obrigada pela sua contribuição, Carol! Concordo plenamente com vc! 🙂

Deixe uma resposta