Ontem vi a notícia do divórcio do Bill Gates. Ele escreveu: “depois de 27 anos de casamento, depois de muito pensar e de trabalhar bastante em nosso relacionamento, não acreditamos mais que podemos crescer como casal.”
Fiquei triste. Sempre fico, quando vejo um casamento acabar – ainda mais depois de tantos anos juntos, tantas histórias vividas…
A primeira pergunta que vem à minha mente é: O que fez o amor acabar?
Eu sei que o amor não acaba de um dia pro outro. Sei que é um processo que, muitas vezes, o casal não consegue nem identificar quando começou.
Mas, se o casal parar pra refletir sobre os últimos anos, certamente vai perceber que algumas atitudes pequenas e diárias que eles faziam foram se esvaindo com o tempo…
Talvez um “eu te amo” que parou de ser falado, um beijo que deixou de ser dado, um cafuné que nunca mais foi feito…
Talvez as conversas, que eram frequentes e calmas, que passaram a ser mais espaçadas e com tom mais ríspido…
Talvez alguém de fora que tenha passado a dar mais atenção do que o casal tinha dentro de casa…
Talvez… talvez… talvez…
Talvez seja uma utopia de minha parte ter a esperança de que os casais passem a perceber essas “pequenas coisas” que vão fazendo o amor diminuir, a tempo de reverter o processo que faz o amor chegar ao fim.
Porque, sim, eu acredito fortemente que isso é um processo que dura meses ou anos. E se o casal conseguir perceber isso enquanto ainda existe amor por parte dos dois, eu acredito que é possível fazer o amor voltar a crescer – e durar.
E você, que está aqui lendo esse texto, o que pensa sobre esse assunto?
Pra você, o que faz o amor durar?
12 comentários